Rocinha de Braços Abertos recebe mais de dois mil participantes em corrida histórica

Foi em clima de festa que a Rocinha recebeu, na manhã de domingo, dia 22 de Janeiro, mais de duas mil e quinhentas pessoas no  Projeto Embratel Rocinha de Braços Abertos / Foto: Gil Toledo / FOTOCOM.NET Rio de Janeiro - Foi em clima de festa que a Rocinha recebeu, na manhã de domingo, dia 22 de Janeiro, mais de duas mil e quinhentas pessoas no  Projeto Embratel Rocinha de Braços Abertos.

A corrida, com percursos de 5km e 10km e uma prova infantil, deixa um marco na história da maior comunidade da America Latina, com a união de moradores, sociedade carioca e a polícia militar do Rio de Janeiro.

“O Projeto Embratel Rocinha de Braços Abertos superou todas as expectativas, pois foi uma marco no cenário esportivo e no processo de pacificação das comunidades do Rio de Janeiro. Conseguimos integrar a sociedade carioca com a Rocinha de uma forma simpática, alegre e inovadora”, comemora Bernardo Fonseca, diretor geral da X3M e idealizador do evento.

Os participantes que não conheciam  a Rocinha ficaram impressionados com a hospitalidade dos moradores. O mineiro Alipio Nicolau, morador de Juiz de Fora, definiu bem o espírito da prova com o sotaque marcado: “Chique demais, tínhamos torcida... Passamos nas casas e as pessoas aplaudiram e gritaram das janelas. Foi uma grande festa. Saímos as três da manhã de casa e valeu muito a pena. Ano que vem a gente volta”.

Pelo jeito os participantes aprovaram a evento e agora esperam que ele siga no calendário de corridas do Rio de Janeiro. O campeão da prova de 5km, Cosme Souza, falou sobre a importância dessa corrida. “Parabéns à organização pela prova. A comunidade merece. Viemos dar uma força para os moradores. Estou feliz com essa vitória, foi muito especial. Essa prova vai abrir portas para a Rocinha e para o formato de corridas” explica.

Iris Nascimento, vencedora dos 5km no feminino, teve um motivo a mais para comemorar. A carioca completou 27 anos neste domingo. “A ideia dessa corrida é incrível. Arrastou bastante gente mesmo sendo um percurso difícil. Fiquei exausta em alguns momentos, mas ver a paisagem me motivou a correr mais. Nunca vi tanta escada na minha vida. Estou muito feliz por poder comemorar essa vitória ao lado da minha equipe e da minha família, anima-se a atleta da equipe Comlurb.

A campeã geral dos 10km foi a soldado Gisele Barros de Jesus. No masculino, quem  completou o percurso  mais rápido foi Clodoaldo Azevedo. “A prova foi sofrida, mas vale à pena. É diferente do que estamos acostumados. É mais que uma corrida, um evento que comemora a pacificação. Acho que um policial no pódio reforça todas as coisas boas que temos a passar”, avalia Gisela.

Mais de 250 policiais do Batalhão de Choque, do Bope, das UPPs e de outros batalhões também marcaram presença.  Renee Alonso, comandante do Bope e um dos idealizadores da prova, falou sobre o desafio do percurso e  elogiou a participação do público. “Nossos homens estão acostumados a subir a Rocinha. Já chegamos a subir com 35 kg de material e armamento. Essa prova hoje foi mais do que sonhávamos, extremamente gratificante. Não chega a ser surpresa esse carinho ao longo do percurso. Já esperávamos esse envolvimento. Foi muito bacana “.

Um dos participantes que prestigiou o evento com sua família e comemorou o processo de pacificação da região foi o Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Jose Mariano Beltrame. “É um marco para a Rocinha. É muito bom ver os moradores interagindo com as pessoas de fora. Foi uma oportunidade fantástica também para quem não conhecia a comunidade. O percurso era difícil, não só pelas ladeiras, mas pelas trilhas, becos e vielas”.

Os moradores da Rocinha mostraram que o nível dos corredores locais é alto. Andressa de Mesquita Nascimento, de 22 anos, terminou a prova de 5km em sétimo lugar geral e em primeiro entre os representantes da comunidade. No masculino, o campeão foi Rojany Amarildo de Souza, que ficou em quarto na colocação geral.

Já os campeões da Rocinha de Braços Abertos  nos 10 km foram Alba Valéria de Menezes e Amauri José dos Santos, que serão premiados pelo programa Adote um atleta. Eles receberão um ano de auxílio esportivo, com investimento estimado em 15 mil reais por atleta. O programa inclui Nutrição, Fisioterapia, Treinamento, Material Esportivo e inscrição em corridas do Rio. A corredora Alba , que divide o tempo com o trabalho de empregada doméstica, ficou empolgada com a novidade.

“Pra mim é um grande orgulho. A vitória vinha na minha cabeça durante todo o percurso, mas não sabia que tinha vencido. Sem dúvida esse projeto me permitirá conquistar novas medalhas. Estou muito feliz”, comemora. Com a ideia de ser um grande projeto, o evento Rocinha de Braços Abertos também abraçou uma  série de ações culturais e sociais como "Fotografe esta idéia", "Grafite seu Esporte" e "Adote um Atleta".

Saiba um pouco mais o que rolou:

Grafite seu esporte – artista de renome e da comunidade levaram arte e
esporte para as paredes, portões e chão para o percurso das provas. Eles
também confeccionaram os troféus do evento.

Capacitação da Comunidade - Com o objetivo de criar oportunidades de trabalho para moradores, a organização capacitou 250 staffs, da comunidade, que participaram da organização da prova. Os  alunos do workshop ganharam certificado e 16 horas de aulas em produção esportiva.

Adote um atleta – A partir de agora,  novos talentos serão valorizados com a ação Adote um atleta. O primeiro colocado na categoria comunidade, masculino e feminino, na prova de 10k, ganharão um ano de auxilio esportivo. O programa inclui Nutrição, Fisioterapia, Treinamento, Material Esportivo e inscrição em corridas do Rio.

Eu corro na Rocinha - Uma iniciativa que promete agradar aos amantes de corrida. A ação "Eu Corro na Rocinha" vai mapear e demarcar as rotas de treinamento dentro da comunidade, como forma a oferecer segurança e informações corretas para os treinos de atletas amadores e profissionais.

Mais informações: rocinhadebracosabertos.com.br

RESULTADO GERAL

Geral Masculino - 5km
1 COSME ANSELMO DE SOUZA  33 anos 21:35
2 CLEITON PEDRO MACHADO    21 anos  22:09
3 LUIZ HENRIQUE FONSECA     23 anos  22:25

Geral Feminino - 5km

1 IRIS DO NASCIMENTO          27 anos 30:27
2 GLAUCIELE OLIVEIRA SOUZA 15 anos 30:41
3 ISADORA CARVALHO            22 anos 31:54

Geral Masculino - 10 km
1 CLODOALDO AZEVEDO DA SILVA 34 anos 40:41
2 JOCEMAR FERNANDES CORREA    25 anos 40:52
3 3º SGT PM JOSÉ FRAZÃO           34 anos 41:07

Geral Feminino - 10km
1 SD PM  GISELE BARROS DE JESUS 29 anos 49:31
2 JULIANA BOMFIM TRINDADE         34 anos 51:33
3 ANA PAULA LEOTÉRIO                 25 anos 56:22

RESULTADO ROCINHA

Morador Feminino - 5km
1 ANDRESSA DE MESQUITA NASCIMENTO 22 anos 33:21
2 ANA LUCIA JESUS DA SILVA                31 anos 47:20
3 SIMARIA NOVAIS SILVA                      40 anos 53:34

Morador Masculino - 5km
1 ROJANY AMARILDO DE SOUZA           45 anos 22:55
2 JORGE DE SOUZA DAVID JUNIOR        30 anos 22:55
3 LUIS ALBERTO ALVES DE SOUSA        28 anos 23:13

Morador Feminino - 10km
1 ALBA VALERIA DE MENEZES GOMES    48 anos 59:51
2 IZABEL CRISTINA DE SOUSA             30 anos 36:12
3 ROGERIA MENDES BRAGA                  43 anos 49:23

Morador Masculino - 10km
1 AMAURI JOSE DOS SANTOS JUNIOR     32 anos 43:47
2 MARCOS ANTONIO GOMES DE LIMA     45 anos 43:51
3 ANDERSON SANTOS RAMOS               27 anos 44:43