Quenianos vencem os 10K Brasil Montevérgine Caixa 2012

Largada da prova no Ibirapuera / Foto: Sérgio Shibuya/MBraga ComunicaçãoSão Paulo - Os quenianos levaram a melhor nos 10K Brasil Montevérgine Caixa 2012, segunda etapa da Liga de Ouro de Corrida de Rua, realizada na manhã desde domingo, em São Paulo. Mark Korir e Eunice Kirwa, vencedores e recordistas da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro em 2011, ganharam o duelo com os brasileiros no percurso de 10 km com largada e chegada na Assembléia Legislativa de São Paulo.

 Mark (Fila) completou a prova com o tempo de 29min15seg, cerca de 30 segundos para o segundo colocado, o brasileiro Gilmar Silvestre Lopes (Pé de Vento/Caixa). No feminino, Eunice (Fila) fez a prova em 32min47seg, enquanto a brasileira Tatiele de Carvalho (Sicredinikeblue) chegou em segundo, com 34min30seg.

Em um domingo de temperatura amena e muito sol, cerca de 2.500 competidores disputaram os 10K Brasil Montevérgine Caixa, divididos pelas provas de 10 km e 5 km, além da caminhada de 5 km. Reunindo as principais feras do país, em especial três dos atletas que representarão o atletismo nacional na maratona do Jogos Olímpicos de Londres, e destaques do exterior, a expectativa era para saber quem ganharia o duelo entre brasileiros e africanos. Desta vez, o domínio foi queniano, que garantiu os dois topos do pódio.

Pela primeira vez na disputa, Mark Korir, de 22 anos, gostou da prova, mas se surpreendeu com as subidas e descidas após o quilometro quatro. "Não gosto muito deste tipo de prova, mas tive de enfrentar assim mesmo. O tempo bom ajudou muito e estou muito feliz em ter conseguido vencer", afirmou o competidor, que agora se prepara para a Maratona Internacional de São Paulo, no dia 17 de junho.

O brasileiro Gilmar Lopes gostou do segundo lugar, melhorando o terceiro posto e o tempo do ano passado. Mas, mesmo assim, disse ter sentido o cansaço da série de provas. "Venho de várias disputas e isso pesou. Tentei acompanhar o Mark, mas as subidas e descidas da prova acabaram minando minhas forças no final", declarou o atleta, que tentará o índice dos 21 km para o Mundial durante a Maratona de São Paulo.

Feminino

Fazendo sua estreia nos 10K Brasil Montevérgine Caixa, a vencedora Eunice Kirwa concordou com deu compatriota Mark no que diz respeito ao percurso. "Não esperava tantas subidas e descidas, mas no final tudo deu certo. Gostei de participar da prova e vencer foi especial. Venho de uma segundo lugar em Santos, na semana passada, e conseguir este topo me deixa muito feliz. Agora vou me concentrar para tentar o bicampeonato na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro", declarou.

A mineira Tatiele de Carvalho era só alegria após o segundo lugar. Afinal, ela conseguiu melhorar seu tempo e ressaltou o feito de ter superado grandes nomes. Só tinha feras aqui, especialmente no feminino, e ser vice-campeã é um grande feito. Além disso, queria correr abaixo de 35 minutos e consegui atingir minha meta", afirmou a corredora, de 22 anos, e que vai para o Ibero-Americano na Venezuela.

Resultados

10K

Masculino
1º) Mark Korir (Quênia), 29min15seg
2º) Gilmar Lopes (Brasil), 29min40seg
3º) Giovani dos Santos (Brasil), 29min44seg
4º) Rafael de Novaes (Brasil), 30min04seg
5º) Paulo Roberto Almeida Paula (Brasil), 30min06seg

Feminino
1ª) Euni Kirwa (Quênia), 32min47seg
2ª) Tatiele de Carvalho (Brasil), 34min30seg
3ª) Maurine Kipchumba (Quênia), 34min53seg
4ª) Adriana Aparecida da Silva (Brasil), 35min07seg
5ª) Sueli Pereira Silva (Brasil), 35min11seg

5K

Masculino
1º) Wilson Aguiar (Brasil), 15min44seg
2º) Luciano José Santos (Brasil), 15min46seg
3ª) José A. Meneguim Junior (Brasil), 16min24seg

Feminino
1ª) Rosângela Silva (Brasil), 17min42seg
2ª) Ana Luiza Garcez (Brasil), 17min53seg
3ª) Hadassa Gaspar (Brasil), 23min50seg