Quenianos vencem a Corrida Caixa Sâo Sebastião, no Rio de Janeiro

O feriado de São Sebastião começou cedo para os amantes do esporte / Foto: Cláudio TorósRio de Janeiro - O feriado de São Sebastião começou cedo para os amantes do esporte. Nesta sexta-feira, dia 20, oito mil pessoas ajustaram seus despertadores para não perder a largada da Corrida Caixa de São Sebastião, marcada para às 8h.

Vestidos com a cor do padroeiro carioca, os atletas deram um novo colorido ao tradicional percurso do Aterro do Flamengo e criaram uma invasão vermelha no maior parque urbano do mundo. No percurso de 10km, os quenianos dominaram o primeiro lugar do pódio e ficaram com o troféu no masculino e no feminino. 

Entre os homens, Joseph Kachapin, que competiu pela equipe Luasa, do treinador Luiz Antonio dos Santos, fez o melhor tempo, cruzando a linha de chegada em 29m08s. O Brasileiro Gilmar Silvestre, treinado por Henrique Viana, da equipe Pé de Vento, ficou com o segundo lugar, com o tempo de 29m39s. Cosme de Souza, da Appai - Marinha, foi o terceiro mais rápido, completando a prova em 29m50s.

"Eu cheguei ao Brasil na semana passada e treinei em São Paulo. É a minha primeira vez no Rio e eu a chei o povo muito simpático e a cidade muito bonita. Estou muito feliz por ganhar a prova", disse Joseph.

Apontado como um dos favoritos, Gilmar Silvestre, que foi vice-campeão brasileiro do circuito Caixa 2011, ficou satisfeito com seu desempenho e se alegrou com o lindo dia de feriado, apesar do calor:

"Essa é uma prova muito tradicional e uma das que eu mais gosto de correr. O calor foi forte, mas deu para aguentar com os pontos de hidratação presentes no percurso. Estou numa fase de base do meu treinamento e essa prova foi ótima para mostrar que estamos no caminho certo".

No feminino, a queniana Elizabeth Rumokol foi a primeira a cruzar a linha de chegada, em 34m02s. Em segundo chegou Jackeline Juma, da Tanzânia, com o tempo de 34m41s, seguida pela também queniana Nelly Jepkuri, que completou a prova em 35m17s. As três atletas foram treinadas por Luiz Antonio dos Santos, da equipe Luasa. A brasileira mais bem colocada foi Maria Zeferina, em quarto lugar.

"A prova foi maravilhosa como sempre. Fiquei em quarto, mas o meu tempo está dentro do planejado. Estou buscando o índice para as Olimpíadas e é ótimo começar o ano com a Corrida de São Sebastião", comentou Zeferina.

A primeira prova do calendário de corridas de rua da Cidade Maravilhosa teve a presença do medalhista olímpico Robson Caetano, que distribuiu autógrafos e posou para fotos com os participantes e com os amantes do esporte que ficaram do lado de fora das grades para aplaudir os corredores.

"É uma prova como esta que mostra que há um interesse muito grande das pessoas em buscar qualidade de vida. Fico muito feliz em ver tanta gente reunida em prol do esporte, ainda mais em dia de feriado. Tem gente aqui que acordou às 4h para correr. Isso é muito bonito. E melhor ainda é ver todos reunidos no Aterro, que é o maior parque urbano do mundo. A minha alegria é muito grande em participar desse evento e ver que o Brasil tem capacidade de organizar, e muito bem, provas desse porte. A Spiridon está de parabéns", comemorou o medalhista olímpico.

Antes da premiação e da entrega dos brindes, que este ano foram de fones de ouvido a um bilhete da LCTour Viagens de ida e volta com tudo pago para a Maratona de Santiago, no Chile, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani, falou aos presentes:

"Quero parabenizar os atletas que estão unindo a fé ao esporte e dizer que São Sebastião é o grande atleta da fé".

Realizada e organizada pela Spiridon, a corrida teve patrocínio máster Caixa, patrocínio Embratel e Secretaria de Esporte e Lazer - Lei de Incentivo ao Esporte, e apoio Água Schin, Gatorade, Rede D´Or - São Luiz, Prefeitura do Rio, Sportv e LCTour, e chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e da Federação de Atlestismo do Estado do Rio de Janeiro (Farj). Além de patrocinar o evento desde 2003, a Caixa ainda teve um representante corredor.

"Eu sempre participo da Corrida de São Sebastião e posso dizer que a Caixa tem muito prazer em patrocinar este evento, pois estamos incentivando hábitos saudáveis na população", ressaltou Maurício de Melo Carvalho, gerente regional da Caixa na Zona Sul.

Confira os resultados:

10km

Masculino

1 - Joseph Kachapin (23), Quenia - 29:08
2 - Gilmar Silvestre (20), Brasil - 29:39
3 - Cosme de Souza (10), Brasil - 29:50
4 - Robson de Lima (29), Brasil - 29:58
5 - Giovani dos Santos (21), Brasil  - 30:08

Feminino

1 - Elizabeth Rumokol (30), Quenia - 34:02
2 - Jackeline Juma (51), Tanzania - 34:41
3 - Nelly Jepkurui (58), Quenia - 35:17
4 - Maria Zeferina (56), Brasil - 36:27
5 - Vianca Zeballos (59), Bolívia - 37:12

5km

Masculino

1 - Paulo Machado (4006), Brasil - 15:26
2 - Adair dos Santos (4987), Brasil - 15:32
3 - José Frazão (4225), Brasil - 15:41
4 - Thiago da Silva (4475), Brasil 0 15:49
5 - Manoel da Silva (4219), Brasil - 15:58

Feminino

1 - Jessica Soares (4011), Brasil - 19:12
2 - Andrea Melo (5045), Brasil - 19:31
3 - Tereza Costa e Silva (4013), Brasil - 19:42
4 - Iris dos Nascimento (4202), Brasil - 20:40
5 - Brigida de Figueiredo (5354), Brasil - 21:00

Mais informações:
www.corridadesaosebastiao.com.br

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook