Queniano é agarrado, mas se recupera e vence Corrida de Reis 2013

Edwin liderava até com boa vantagem, mas não esperava que um homem fosse invadir a pista e voar sobre ele nos metros finais da prova / Foto: Reprodução
Cuiabá - Os quenianos foram os grandes vencedores da Corrida de Reis, disputada na manhã de domingo, dia 06 de Janeiro, em Cuiabá (MT). Entre os homens a vitória ficou para Edwin Kipsang, ganhador da última São Silvestre. Ele foi agarrado por um homem poucos metros antes de cruzar a linha de chegada e quase foi atropelado pelos batedores da Polícia Militar. Nancy Kipron, que havia terminado em segundo lugar no ano passado, garantiu a primeira colocação entre as mulheres.
 
Considerada a maior corrida de rua do Centro-Oeste do país, a 29ª edição da Corrida de Reis teve início as 8 horas da manhã. Os dez mil atletas largaram próximo à Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá e tinham pela frente 10 quilômetros até a linha de chegada, localizada na Praça das Bandeiras. O tempo estava bom e o calor foi um obstáculo a mais para quem decidiu comemorar o Dia de Reis correndo. 
 
Entre os atletas da elite, mais uma vez os africanos é quem comandaram a prova. Eles disparam na frente. O brasileiro Daniel Chaves da Silva bem que tentou e percorreu os primeiros quilômetros ao lado do pelotão principal. Na marca dos 6 Km, Daniel chegou a liderar a corrida, na altura da Avenida Tenente Coronel Duarte, mais conhecida como Prainha. Mas Rotich, Mark Korir e Alphonce Simbu apertaram o passo e conseguiram superar o brasileiro pouco depois da subida do  Morro da Luz, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, conhecida como Avenida do CPA.
 
Os dois últimos quilômetros da prova foram emocionantes. Edwin liderava até com boa vantagem, mas não esperava que um homem fosse invadir a pista e voar sobre ele nos metros finais da prova. Os batedores da Polícia Militar que escoltavam o líder jogaram as motos pra cima do invasor e por pouco não atropelaram o queniano. Edwin Kipsang não perdeu muito tempo, já que o homem, identificado como  Wallace de Sousa Nogueira, não conseguiu derrubá-lo durante a abordagem.
 
Depois do imprevisto, o vencedor da São Silvestre conseguiu manter o ritmo e cruzar a linha de chegada na primeira colocação, com o tempo de 30 minutos e 05 segundos. Mark Korir, também do Quênia, ficou em segundo, com a marca de 30 minutos e 11 segundos. O fluminense Daniel Chaves da Silva ficou em terceiro, 12 segundos atrás do vencedor. 
 
No feminino, a vitória ficou para Nancy Kipron, do Quênia. Ela garantiu a vitória ao cruzar a linha de chegada em 35 minutos e 58 segundos. A tanzaniana, Anastazia Ghamaa terminou na segunda colocação, seguida da queniana Dorcas Talam. A mato-grossense Nadir Sabino foi a melhor brasileira na edição 2013 da Corrida de Reis. Ela completou os 10 km do percurso na quinta colocação, com o tempo de 40 minutos e 12 segundos.
 
O agressor foi dominado pelos batedores da Polícia Militar e encaminhado para a delegacia, onde acabou detido. 
 
Confira o resultado da Corrida de Reis 2013: 
 
Masculina
1-Edwin Kipsang Rotich (Quênia) - 30:05
2-Mark Korir (Quênia) - 30:11
3-Daniel Chaves da Silva (Brasil) - 30:17
4-Alphonce Felix Simbu (Tanzânia) - 30:24
5-Chala Lelisa Debele (Etiópia) - 31:03
 
Feminino
1-Nancy Jepkosgei Kipron (Quênia) - 35:58
2-Anastazia Msandai Mhomi Ghamaa (Tanzânia) - 36:55
3-Dorcas Jeptoo Talam (Quênia) - 37:35
4-Fedeke Almaz Negede (Etiópia) - 38:33
5-Nadir Sabino de Siqueira (Brasil) - 40:12