ONG inglesa dá exemplo de solidariedade e arrecada fundos para esporte brasileiro

Corrida Internacional Sport Relief Mile no Ibirapuera / Foto: Fernanda Paradizo / ZDLSão Paulo  - As atividades sociais da ONG britânica Comic Relief são realizadas de maneira simultânea em vários países do mundo e têm um objetivo em comum: derrubar as barreiras sociais por meio do esporte. No Brasil, o palco desse encontro foi o Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera.

Na manhã des sábado, dia 24 de Março, crianças e jovens de seis a 17 anos participaram da segunda Corrida Internacional Sport Relief Mile. A prova de uma milha (1600 m, o equivalente a quatro voltas na pista de atletismo) teve como protagonistas alunos brasileiros e ingleses de uma escola britânica de São Paulo. Todos contribuíram com doações para ajudar o fomento do atletismo nacional.

Os vencedores da categoria menor (16 e 17) foram Rafael Gildo (AAA Santana) e Elisabete Ribeiro (CSSIIE Osasco). Entretanto, em um ano de grande importância para o esporte no Reino Unido, o resultado procurado não é o esportivo e sim aquele adquirido fora da pista.

"O esporte mantém as crianças focadas, contribui academicamente e fisicamente. Essa iniciativa é ótima e espero poder participar mais vezes", diz a britânica Rhonda Walters que mora no Brasil e trouxe as filhas para participar.

Segundo o cônsul geral-adjunto do Reino Unido no Brasil, Richard Turner, o evento começou há dois anos na Inglaterra e ocorre regularmente em diversos países. No País, esteve pela primeira vez em 2010. Agora a expectativa é arrecadar R$ 20 mil durante a passagem por São Paulo e os recursos serão direcionados para o Centro de Excelência Esportiva de São Paulo (CEE), projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA) em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.

"É um prazer retornarmos. Estivemos na semana passada no Rio de Janeiro e tivemos o prazer de ter o Príncipe Harry participando da prova lá e a intenção é estendermos para outras cidades onde exista representação britânica oficial. O contato com a FPA é muito bom e o projeto do Centro de Excelência está totalmente de acordo com a nossa proposta, que é acreditar no poder do esporte para transformar realidades e contribuir com a solução de problemas sociais", comenta o cônsul.

A FPA aprovou a segunda edição da corrida e assim como a ONG inglesa também pretende continuar ajudando a trazer "alívio (relief)" para indivíduos e comunidades necessitadas. "É uma parceria bacana, principalmente em um ano olímpico. Isso mostra que o esporte lidera e está fazendo cada vez mais parte do cotidiano", afirma Esmeralda de Jesus Freitas, presidente em exercício da FPA.

A Corrida Internacional Sport Relief Mile teve apoio do Consulado Britânico e parceria da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, Federação Paulista de Atletismo (FPA) e Instituto Memorial do Salto Triplo (IMST).

Primeiro Internúcleos de 2011 reúne 26 equipes - Além da corrida solidária, o Complexo do Ibirapuera assistiu o primeiro Internúcleos da temporada. A competição reuniu as categorias mini (8 a 11 anos) - com provas participativas, pré-mirim (12 e 13 anos), mirim (14 e 15 anos) e menor (16 e 17 anos), valendo para o ranking da FPA.

O evento contou com 26 equipes e a grande quantidade de crianças e jovens presente no evento foi bastante comemorada pelo Coronel Luiz Flaviano, diretor do Complexo do Ibirapuera.

"Estamos totalmente de encontro com a filosofia da Secretaria de Esportes, que é fazer do Conjunto Constâncio Vaz de Guimarães o principal centro esportivo do País. A parceria com a CBAt e a FPA está caminhando muito bem e espero que atletas daqui sejam os futuros representantes do Brasil em 2016", afirma.

Segundo a treinadora Márcia Aparecida, do núcleo Joerg Bruder do Instituto Memorial do Salto Triplo (IMST), essa é uma ótima oportunidade para que as crianças tenham o primeiro contato com o ambiente oficial do atletismo, lidando com vitórias, derrotas, o espírito de equipe e respeito aos adversários.

"Esse momento é mais para integrar a criança na modalidade, fazendo com que ela vivencie como é disputar uma prova oficial. Os que já passaram por isso aproveitam para treinar para provas maiores", explica a professora.

É o caso de um de seus pupilos, David Gomes Prado, vice-campeão da milha da Sport Relief. "Meu objetivo é ir para o Brasileiro e a minha prova é os 5000 m. Fiz um bom tempo, cheguei em segundo e espero continuar melhorando", relata o fundista.

O próximo Internúcleos está marcado para o dia 22 de abril. Alguns atletas menores participam do Torneio FPA Juvenil e Adulto, que será realizado no próximo sábado (31).