Novo Sambódromo é inaugurado com a Corre Aí na Sapucaí

A casa da maior festa do Rio de Janeiro - o Carnaval -  foi oficialmente inaugurada / Foto: Ricardo RamosRio de Janeiro - A casa da maior festa do Rio de Janeiro - o Carnaval -  foi oficialmente inaugurada. Neste domindo, dia 12 de Fevereiro, o novo sambódromo foi aberto oficialmente ao público. A folia ficou por conta da corrida Corre aí na Sapucaí, que levou mil atletas fantasiados ao templo do samba carioca.

A inauguração contou com a presença do Prefeito Eduardo Paes, do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Carlos Arthur Nuzman, do Secretário Especial de Turismo Antonio Pedro Figueira de Mello e do presidente da Liesa Jorge Castanheira, que ainda tiveram ao lado a ilustre presença do arquiteto Oscar Niemeyer para abrir as portas da passarela do samba.

A cerimônia começou com o corte da faixa das novas arquibancadas, e continuou com a largada da Corre aí na Sapucaí, às 16h30. A alegria era preponderante entre os atletas. Baianas, piratas, noivas, coelhinhas e tudo o que cabia na imaginação dos participantes foram para a pista. Dentre os corredores, muitos pisavam no sambódromo pela primeira vez, e não escondiam a emoção.

"A sensação de estar aqui é muito boa. Sou goiana, mas moro no rio há 20 anos e nunca tinha pisado na Sapucaí. Para melhorar, ainda venci a prova e fui coroada no berço do samba. Quem sabe no ano que vem eu não volte para cá sambando", se emocionou Selma dos Reis, primeira colocada entre as mulheres. 

No masculino, o campeão Thiago da Silva também não escondeu o orgulho de entrar para a história do carnaval carioca: "Agora eu vou ficar para sempre na história do sambódromo, pois ganhei a corrida de inauguração. Já tinha corrida aqui antes, mas hoje foi especial", se orgulhou Thiago.

Representando os profissionais da corrida, o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro não chegou na ponta, como de costume, mas percorreu os 5km da prova em busca de outro objetivo.

"Essa corrida foi muito diferente. Até poderia ter aumentado meu ritmo, mas esse não era o meu objetivo. Vim aqui hoje para promover o esporte e incentivar os outros corredores. Se tiver a corrida no ano que vem eu venho de novo. Quem sabe dessa vez não arrisco uns passinhos de samba?", brincou Vanderlei.

Depois de suarem a camisa, os atletas receberam as suas medalhas e foi a vez da premiação. Após os primeiros colocados subirem ao pódio, as melhores fantasias ganharam destaque. Com um time de mulheres, homens e crianças, somando 33 atletas, a centopéia gigante foi escolhida a melhor fantasia entre os homens. Em segundo ficou o “Homem Maratona", enquanto o “Homem Chuveiro" ficou com o terceito lugar. No feminino, a “Coelhinha", em terceiro, e a “Noiva em Fuga", em segundo, dividiram o pódio com a "Carmem Miranda", grande campeã do dia.

"Eu corro todo domingo no aterro sem fantasia, mas costumo levar o meu papagaio para as provas. Eu escolhi a Carmem Miranda para essa, pois eu amo a Carmem. Me inspiro nela todo dia", disse Maria de Lourdes Pereira da Silva, que, neste domingo, completava 70 anos de muita disposição e alegria.

Passado o momento esportivo, foi a vez do carnaval dar o tom maior do dia. Na cerimônia de abertura do novo Sambódromo, a cantora Alcione arrepiou os presentes como o seu vozeirão no clássico "Não deixe o samba morrer". O Prefeito Eduardo Paes e o presidente do COB Carlos Arthur Nuzman falaram ao público e exaltaram a a segunda instalação pronta para as Olímpiadas de 2016, no Rio.

"Quero agradecer em nome da alegria essa inauguração. A todos que trabalharam para essa que é a festa mais fantástica do mundo. É a segunda obra das Olimpíadas a ficar pronta e mostra como as Olimpíadas estão modificando a nossa cidade. Com isso o novo sambódromo está, pela primeira vez, como idealizou nosso querido Oscar Niemeyer", afirmou Paes, e Nuzman continuou:

"Em nome dos Jogos Olímpicos quero agradecer a todos os envolvidos nas obras do sambódromo e dizer que me sinto orgulhoso em ajudar nessa união entre o esporte e o samba. Parabéns a todos e bom carnaval".

Ao final da cerimônia, um mosaico de Oscar Niemeyer foi inaugurado com os dizeres: "Agradeço o empenho do Prefeito Eduardo Paes e de toda a sua equipe por me assegurarem a realização de um sonho: ver afinal concluído, em sua integralidade, o meu projeto do Sambódromo do Rio", Oscar Niemeyer.

As comemorações continuaram com Niemeyer dando uma volta na passarela do samba, as baianas fazendo sua tradicional lavagem da pista e o ensaio da Beija Flor. 

Confira o resultado da Corre aí na Sapucaí

Masculino

1 - Thiago da Silva - 15:27
2 - Marcos de Souza - 15:31
3 - Eduardo Reis - 16:08

Feminino

1 - Selma dos Reis - 19:15
2 - Andrea dos Santos - 22:33
3 - Cristiane Braga - 22:53