Muita festa na Corrida das Academias Caixa, no RJ

 Iniciantes, idosos, corredores profissionais, assessorias de corrida, pessoas fantasiadas de super-heróis e muitos outros entusiastas do esporte abrilhantaram o Aterro do Flamengo /  Foto: Cláudio Torós

Rio de Janeiro - Iniciantes, idosos, corredores profissionais, assessorias de corrida, pessoas fantasiadas de super-heróis e muitos outros entusiastas do esporte abrilhantaram o Aterro do Flamengo neste domingo, 18 de novembro, durante a sexta edição da Corrida das Academias Caixa. Toda a super estrutura montada para recepcionar os adeptos da modalidade completaram o cenário do Aterro, abençoado com uma belíssima manhã de sol após uma semana de chuvas no Rio de Janeiro.
 
 O clima de descontração foi total, com o herói do atletismo Robson Caetano soando a buzina da largada e atendendo as centenas de pedidos de seus fãs para uma foto com o ídolo. Apenas 19min e 09seg depois, o primeiro colocado da categoria 6km Masculino já cruzava a linha de chegada no pórtico montado com o Monumento dos Pracinhas como pano de fundo. Aos 26 anos, Sebastião Cordeiro, levantava os braços para comemorar a primeira posição. 
 
 "Eu sou natural do Paraná e estou morando no Rio há 5 meses, treinando com a equipe da Appai. Já participei de outras provas aqui no Aterro, então não tive muita dificuldade para completar o percurso", diz Sebastião.
 Alguns minutos depois, quem cruzava a linha de chegada era a campeã do 6km Feminino, Gisele Lisboa, 33 anos, com apenas 24min e 08seg de prova. 
 
 "Eu já corro há cerca de 10 anos e participei de todas as edições dessa prova. Meu tempo já foi até um pouco melhor, mas hoje deu tudo certo e eu cheguei em primeiro. Esse ano estou abrindo minha própria assessoria de treinamento e estou correndo um pouco menos, mas consegui ganhar a prova e estou bem feliz", celebra Gisele.
 
 Já para Clodoaldo Azevedo Ferreira, 34 anos, campeão dos 10km Masculino, a larga pista do Aterro foi um desafio a mais para os corredores.  "Esse resultado foi muito bom pra mim, porque essa é uma prova muito difícil. A maioria dos atletas profissionais reclama da dificuldade em baixar seus tempos numa prova como essa, porque a pista é muito ampla e temos que nos deslocar muito nas curvas de um canto para outro da pista, além da inclinação também. Mesmo assim, consegui fazer uma prova boa e dos 5km para o final corri praticamente sozinho. Eu fico impressionado como o quenianos conseguem completar esse percurso abaixo de 30min brincando", declara Clodoaldo, que terminou no primeiro lugar do pódio com 32min e 01seg. 
 
 Para fechar a galeria de campeões, a moradora do Flamengo e integrante da equipe Chão do Aterro, Raimunda Maria da Fonseca, 46 anos, desbancou todas as mulheres na categoria 10km Feminino com 40min e 05 seg. "Realmente vencer aqui no Aterro é como se fosse vencer uma prova no quintal de casa. Moro aqui perto e treino todos os dias aqui na Praça Paris. Eu sou corredora de maratona, mas por conta da faculdade eu tive que mudar meus treinos um pouquinho. Me formo ano que vem e pretendo associar a corrida à minha nova profissão", diz a incansável veterana das pistas.
 
 "Hoje foi um dia muito bacana aqui no Aterro do Flamengo. A organização está impecável. Quando tudo isso começou, em meados de 90, era tudo muito mais precário. A estrutura de hoje é realmente voltada para as necessidades do atleta antes e depois da prova. Isso motiva corredores para os próximos eventos. O fato de ser padrinho de tudo isso me deixa muito contente. O Rio de Janeiro será, nos próximos anos, a capital do esporte no mundo. Durante os jogos Olímpicos nós teremos uma maratona passando por este mesmo cenário aqui e eu fico muito contente em poder fazer parte da história de provas como essa", diz o orgulhoso Robson Caetano. 
 

 RESULTADOS:

 6km MASCULINO

1.        Sebastião Cordeiro - 19min 09seg

2.        Thiago Martins - 19min 26seg

3.        Uriwagner de Oliveira - 20min 01seg

4.        Laurenio Bezerra - 20min 43seg

5.        Rosenilton de Oliveira - 20min 46seg

6km FEMININO

1.        Gisele Lisboa - 24min 08seg

2.        Iris Ribeiro do Nascimento - 24min 39seg

3.        Ana Paula de Souza - 25min 31seg

4.        Iara Cristina da Silva - 26min 20seg

5.        Karin Mercedes Quiroga - 26min 51seg

 

10km MASCULINO

1.        Clodoaldo Ferreira - 32min 01seg

2.        Nélio Marcos Durso - 33min 26seg

3.        Elisaldo Rodrigues de Carvalho - 33min 30seg

4.        Ricardo Marino da Silva - 35min 10seg

5.        Rafael Maximiliano da Costa - 35min 42seg

 

10km FEMININO

1.        Raimunda Maria da Fonseca - 40min 05seg

2.        Lindalra da Cunha - 46min 25seg

3.        Cláudia Simões Ferreira - 46min 26seg

4.        Cláudia Paes Muro - 46min 47seg

5.        Fabiana Ferreira da Silva - 47min 23seg

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook