Mineiros querem recuperar hegemonia brasileira em Belo Horizonte

Kleidiane Barbosa Jardim, entre as primeiras do ranking  / Foto: Arquivo pessoal

Belo Horizonte - Os mineiros vão contar com cinco representantes para recuperar a hegemonia brasileira na etapa de Belo Horizonte do Circuito Caixa, neste domingo (26). Três deles defendem o Cruzeiro, tradicional equipe de atletismo com sede na capital do Estado, que já levou atletas ao topo do pódio em três edições da prova e tem a estreante Maria Regina Seguins como um dos destaques, ao lado do experiente João Marcos Fonseca, o João Gari. Entre as primeiras do ranking nacional, Kleidiane Barbosa Jardim também está na briga pela vitória. A disputa terá largada às 8 horas, na Lagoa da Pampulha, e percursos de 5 km e 10 km.
 
Mineira de Caraí, atualmente morando em Belo Horizonte, Kleidiane Barbosa Jardim começou a correr há apenas dois anos, convidada por um amigo, e rapidamente se tornou profissional. No início deste ano, ganhou o patrocínio da Gran Cursos/Caixa e vem ganhando destaque nas competições. Foi a quinta colocada na Meia Maratona de São Paulo e na Meia Maratona de Brasília. 
 
"Foi tudo muito rápido, sinto como se fosse algo predestinado na minha vida", conta Kleidiane. Sem se deslumbrar, a fundista faz um planejamento a longo prazo. Quer terminar a temporada entre as dez primeiras do ranking brasileiro de corrida de rua, e, a partir de 2014, começar a aprimorar suas marcas em todas as distâncias. Para a prova de Belo Horizonte do Circuito Caixa, está confiante em conseguir um bom resultado. "Correr em casa é sempre mais emocionante. Participo de todas as disputas por aqui, e, com a torcida a favor, espero fazer uma ótima prova."
 
Veterano e novata no Cruzeiro - Para retomar o topo do pódio em Belo Horizonte, o Cruzeiro conta com o experiente João Marcos Fonseca, o João Gari, que tem entre seus principais resultados a vitória na Maratona Internacional de Porto Alegre, em 2011. Nesta temporada, Gari já venceu a 2ª Corrida do Cruzeiro e foi vice-campeão da Corrida do Milho, em Pato de Minas, no último fim de semana, atrás apenas do queniano Francis Kiplagat Lagat. "O Gari é especialista em maratonas, mas pode surpreender no Circuito Caixa, neste domingo", aponta Alexandre Minardi, técnico da equipe, que conta ainda com Reginaldo José da Silva no pelotão masculino.
 
O Cruzeiro já venceu a prova de Belo Horizonte do Circuito Caixa em três edições consecutivas, na elite masculina, com Giomar Pereira (2009), Valdir Oliveira (2010) e José Márcio Leão (2011). No pelotão feminino, sonha em colocar pela primeira vez uma atleta no lugar mais alto do pódio, e aposta na novata Maria Regina Seguins. Integrante do chamado Expressinho, time B do Cruzeiro, a fundista venceu a Corrida do Milho e, de acordo com Minardi, tem boas chances de surpreender as adversárias. Os últimos vencedores da prova na capital mineira foram os quenianos Kiprop Mutai e Flomena Cheych Daniel.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook