Mato Grosso do Sul terá representantes na briga pelo pódio em Campo Grande

Largada da elite masculina em Campo Grande / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - Destaque entre os fundistas de elite do Mato Grosso do Sul, Vilmar Roberto Dias vai representar o Estado na disputa pelo topo do pódio do Circuito Caixa, neste domingo (9), em Campo Grande. O fundista, natural da capital do Estado, aposta na velocidade adquirida treinando com Ronaldo Quirino, técnico da goiana Sueli Pereira, dona de três recordes na competição. Ao lado de Vilmar estará também José Luís Olmedo, de Dourados. A prova terá largada às 8 horas, no Parque das Nações Indígenas, e percursos de 5 km e 10 km.
 
Vilmar estreou nas corridas em 2010, na Volta das Nações, e, no ano passado, foi o quinto colocado na competição. O fundista, que passou a treinar com Ronaldo Quirino, técnico de uma das atletas mais velozes do Circuito Caixa, em busca de uma melhor performance, tem no pai o maior exemplo. "Ele tem 60 anos, é veterano, e ainda corre. Vamos juntos para as competições, e com certeza meu pai estará comigo na prova deste domingo", conta.
 
O fundista, integrante da equipe VO2, intercala treinos de manhã e à tarde, num total de 8 horas, com o trabalho numa oficina mecânica. A meta para esta temporada, segundo Vilmar, é disputar o maior número possível de provas do Circuito Caixa, além de outras competições do calendário nacional. "Quero fazer o meu melhor nas corridas e conseguir uma boa posição no ranking brasileiro", destaca. Para a prova de Campo Grande, a expectativa é grande. "Correr em casa, com torcida, sempre dá um gás a mais".
 
Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, o Circuito Caixa conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Nesta temporada o Circuito já percorreu três cidades: Goiânia, Uberlândia e Belo Horizonte. Depois de Campo Grande, segue para Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Ribeirão Preto, São Paulo e Brasília. As 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014.