Maria Zeferina Baldaia corre como favorita em Ribeirão Preto

Largada da prova em 2011 / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - Um encontro de gerações entre fundistas que representam Ribeirão Preto vai agitar a etapa do interior paulista do Circuito de Corridas Caixa, neste domingo (28). Com vários pontos em comum, a experiente Maria Zeferina Baldaia, 40 anos, e o jovem Samur César Batista Inácio, 20 anos, estão na disputa que terá largada às 8 horas na Praça Nadyr Freitas M. da Silva e percursos de 5 km e 10 km.
 
Os dois nasceram em Minas Gerais, trabalharam no campo e foram "adotados" por Ribeirão Preto. Maria Zeferina Baldaia, de Nova Módica, mudou-se aos dois anos de idade para Sertãozinho, no interior paulista. Foi boia-fria nos canaviais da cidade, onde começou a correr, e ganhou destaque nacional em 2001, ao vencer a Corrida de São Silvestre. Samur César Batista Inácio, de Pratápolis, dividia seu tempo entre a colheita do café e o futebol. Chegou a Ribeirão no início de 2011 e está se preparando para estrear na São Silvestre, em dezembro.
 
"Sei que será uma disputa difícil, mas vou fazer o meu melhor para subir ao pódio, na prova de Ribeirão Preto. Quero terminar a temporada entre as dez primeiras do ranking", diz Baldaia, quarta colocada no ranking brasileiro de corrida de rua, com 304 pontos, apenas seis atrás da terceira, Conceição Oliveira. "Estou muito feliz com a minha colocação. As últimas provas do ano são importantes para manter esse resultado."
 
Baldaia, que nesta temporada foi vice-campeã da Corrida 9 de Julho, em Roraima, e quarta colocada na Meia Maratona da Bahia, tem a favor a familiaridade com o percurso da prova do Circuito Caixa em Ribeirão Preto. A fundista ainda treina nos canaviais de Sertãozinho, cidade muito próxima de Ribeirão, com trajeto e clima semelhantes.
 
Já Samur Batista vem mostrando uma rápida evolução, desde que começou a correr pela equipe Pacer, em Ribeirão Preto. "Sua condição física está muito melhor. O Samur conseguiu pela primeira vez o índice para o Campeonato Brasileiro Sub-23, e foi medalha de bronze nos 10.000 m do Campeonato Estadual. Agora, vai se dedicar às provas de rua", explica o técnico Evandro Lazari, da Pacer, mesma equipe de Sueli Aparecida Vieira. 
 
Com apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto, o jovem fundista que sonha em vencer a Corrida de São Silvestre de Pratápolis, sua cidade natal, vai disputar pela primeira vez a versão nacional da prova. "Ele está bem mais confiante. Já estamos planejando a temporada 2013, e o Samur deve disputar todo o Circuito Caixa", destaca Lazari.
 
Recuperação - Também treinada por Evandro Lazari na equipe Pacer, Sueli Aparecida Vieira está de volta à prova de Ribeirão Preto do Circuito Caixa depois de sofrer com uma lesão no músculo posterior da coxa. "Foi um problema que demorou a ser diagnosticado. Entre o diagnóstico e a recuperação, com fisioterapia, a Sueli ficou praticamente um ano afastada. Correu algumas provas menores, em Ribeirão Preto, mas não em alto nível, como as primeiras colocadas do ranking nacional. Vai disputar a prova da CAIXA porque já é tradição, é uma prova de que ela participa desde que começou a sua carreira", conta Lazari. 
 
Com a chancela da CBAt, o Circuito CAIXA já passou por Goiânia (1º/4), Uberlândia (12/5), Belo Horizonte (27/5), Campo Grande (3/6), Fortaleza (5/8), Recife (12/8), Porto Alegre (2/9), Curitiba (30/9) e São Paulo (14/10). Depois da disputa em Ribeirão Preto, a mais importante competição de corridas de rua do País encerra a temporada 2012 em Brasília (11/11), concluindo a passagem por nove Estados brasileiros. Suas 11 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2013. 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook