Mãe corre com filho portador de deficiência no Circuito Caixa

Largada do pelotão feminino, em 2011 / Foto: Luiz Doro/adorofotoSão Paulo - A equipe Angel Hair, formada por mãe e filho, promete emocionar os mineiros de Uberlândia na primeira prova noturna do Circuito de Corridas Caixa, neste sábado, dia 12 de Maio, véspera do Dia das Mães.

Karolina Cordeiro, veterana da competição, vai correr ao lado de Pedro, de cinco anos, portador de uma deficiência rara que impede seus movimentos, e que estreará nas corridas a bordo de um carrinho adaptado. A prova terá largada às 18 horas no Parque do Sabiá e percursos de 5 km e 10 km.

Pedro Cordeiro tem a Síndrome de Aicardi-Goutières (SAG), uma doença rara, com cerca de cinquenta casos documentados em todo o mundo, e que não possui cura nem bibliografia disponível. Os primeiros sintomas (como sonolência excessiva), apareceram aos nove meses, e aos dois anos o menino perdeu os movimentos e a fala. Hoje, Pedro faz um tratamento baseado em fisioterapia e esportes, como natação, e se comunica através do computador, com um cursor adaptado para seguir os movimentos dos seus olhos.

"Sempre fui muito tranquila. Gostava de esportes, mas só comecei a praticar quando o Pedro parou de se mover, aos dois anos. Passei a buscar vários tipos de exercícios porque percebi que precisaria ser forte por nós dois. Eu precisaria recuperar a energia e estar bem para o Pedro", conta Karolina, mãe também de duas meninas, Ana Júlia (7 anos) e Giovana (2). A mineira de Uberlândia descobriu as corridas e disputou sua primeira prova de rua em 2008 - a etapa de estreia do Circuito Caixa na cidade. "Foi uma competição que me acolheu muito bem, os organizadores foram ótimos. De lá para cá, disputo a corrida todos os anos, e quando levo uma medalha para casa o Pedro fica eufórico. É uma relação muito especial, a prova para mim é uma tetéia", elogia.

Correndo em busca de superação- O interesse de Pedro pelas corridas se manifestou também nos treinos com a mãe, que passou a levá-lo para correr quatro vezes por semana, no Parque do Sabiá, empurrando-o no triciclo. "Ele adora sentir o vento no rosto, adora a sensação de movimento. Ele já faz natação, está recuperando um pouco dos movimentos do corpo e acho que a corrida pode ajudá-lo muito. O médico também disse que o exercício físico seria um estímulo, e temos boas perspectivas, porque o Pedro é muito esperto, ativo e doce", ressalta Karolina.

Mas a ideia de inscrever o filho na etapa de Uberlândia do Circuito Caixa surgiu depois de Karolina ler o livro Devoção, de Dick Hoyt. Nesta obra, Dick, um americano de Winchester, conta como decidiu deixar o sedentarismo há 43 anos e disputar provas de triathlon com o filho, Rick, portador de uma deficiência que, como no caso de Pedro, o torna incapaz de se mover sozinho. Já o nome da equipe, que inclui ainda o personal trainer Felipe Maia, veio do apelido dado a Pedro pela equipe médica com quem ele se consultou em Washington. "As enfermeiras o chamavam de Angel Hair por ele ser loirinho de olhos azuis", conta a mãe.

"Estou muito animada com a corrida, porque será num período mais fresco, que é melhor para o Pedro. Temos treinado juntos no Parque do Sabiá de segunda-feira, sexta, sábado e domingo. Nos outros dias, enquanto ele faz fisioterapia, eu nado para me fortalecer", explica a atleta, acrescentando que, sempre que fica cansada demais após os treinos, faz um paralelo entre ela e o filho. "Lembro que o Pedro fica sem fôlego o tempo todo, luta todos os dias para viver, e então me supero. Toda a minha superação na corrida é pelo Pedro. Na verdade, ele é quem está cuidando de mim", diz, emocionada.

Herói do Atletismo em Uberlândia- A etapa de Uberlândia do Circuito Caixa, neste sábado, também contará com a presença de Nelson Prudêncio, um dos Heróis do Atletismo Brasileiro, como padrinho da prova. O programa é uma iniciativa da Caixa e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que pretende difundir a prática do esporte entre crianças e jovens. Prudêncio dará a largada da prova e participará da premiação aos vencedores.

Nelson Prudêncio se destacou como um dos principais atletas brasileiros do salto triplo. Paulista de Lins, o ex-saltador conquistou a medalha de prata na Olimpíada do México/1968, com direito a recorde mundial da modalidade (17,27 m), e o bronze na Olimpíada de Munique/1972. Em 1987, foi eleito um dos dez melhores triplistas do Jubileu de Diamante da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo). 

Kits de participação- Todos os competidores da etapa de Uberlândia receberão kit de participação contendo camiseta em tecido tecnológico, número de peito e uma sacola ecológica. O kit pode ser retirado nesta sexta-feira (11/5), das 10 às 20 horas, e no sábado (12/5), das 10 às 12 horas, na Loja Centauro do Center Shopping Uberlândia (Avenida João Naves de Ávila, 1331). Não haverá entrega no dia da corrida. Os atletas devem retirar o chip de cronometragem, no sábado, das 16 horas às 17h30, e devolvê-lo após o evento. 

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito Caixa conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2013.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook