Lugar de corrida é no Rei e Rainha do Mar, em Copacabana

O litoral do Rio de Janeiro já está no aquecimento para o maior festival de praia do Brasil / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - No status de festival de praia com fama no Brasil e no mundo, o Circuito Light Rei e Rainha do Mar não para de crescer e englobar novas modalidades. Neste ano de 2012, o evento incluiu em seu já abrangente calendário as provas de Stand Up Paddle e a Beach Run, uma empolgante corrida de 5 km na areia. 

No dia 15 de dezembro, na Praia de Copacabana, pela 3ª etapa do circuito, o Beach Run será disputado pela segunda vez e contará com a participação de 400 atletas. Os benefícios de correr na areia são diversos, e a atividade se coloca entre as mais atrativas para o público, cada vez maior, interessado em praticar esportes com o intuito de uma melhor qualidade de vida. Além do ganho de força e de estabilidade musculares, as corridas na areia proporcionam um ambiente bem mais relaxante do que os muitas vezes encontrados nas corridas no asfalto, geralmente com alto índice de poluições sonora e visual.

"Estava com uma lesão no joelho e o impacto do asfalto a agravava. Como gosto muito de corridas, o médico me indicou correr na areia para fortalecer a musculatura das pernas e diminuir o impacto no joelho", disse Marco Santos, 55 anos, que estará presente no Beach Run. "As corridas na areia também me fizeram ganhar mais resistência física".

Pedro Rego Monteiro, Diretor Executivo da Effect Sport, organizadora do evento, analisa a escolha por uma prova 100% na areia em uma competição que, em princípio, era associado somente ao mar. Vale lembrar que o Rei e Rainha do Mar nasceu do Desafio Do Leme ao Pontal, onde o nadador Luiz Lima percorreu os 35 km que separam a Praia do Pontal da Praia do Leme e, ao final, ganhou um tridente que simbolizava o título de Rei do Mar.

"O circuito vem evoluindo para atender a demanda crescente por modalidades praticadas na praia. O stand up paddle, modalidade de surfe que mais cresce no mundo, se encaixou muito bem no evento e agora, a corrida na areia, esporte super democrático e praticado em praias de todo país, chega para tornar esse grande festival de esportes de praia ainda mais inclusivo,” comemorou Pedro do Rego Monteiro, diretor executivo da Effect Sport.

A 3ª Etapa do Circuito Light Rei e Rainha do Mar também terá as competições de 1 km (Sprint) e 3km (Challenge) de natação em mar aberto, uma prova conjunta de 1km de natação e 2,5km de corrida na areia (Beach Biathlon) e um desafio de Stand Up Paddle (SUP Race), com as distâncias de 10 km e 5 km. Além destas, 20 atletas nacionais e internacionais de elite disputam o título de Rei e Rainha do Mar, numa prova que terá um percurso de cinco voltas de 1km (950m no mar e 50m na areia), a ser realizada na Praia de Copacabana.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook