Liderança do ranking nacional pode mudar de mãos na corrida de Ribeirão Preto

Marily dos Santos, líder / Foto: Luiz Doro / adorofoto

São Paulo - Apenas 18 pontos separam Marily dos Santos e Roselaine de Souza Silva, respectivamente líder e vice-líder do ranking nacional de corrida de rua da Confederação Brasileira de Atletismo(CBAt). O duelo entre as duas, que podem trocar de posições na classificação geral, vai dar o tom da disputa da elite feminina na etapa de Ribeirão Preto do Circuito de Corridas CAIXA, neste domingo (28). A prova terá largada às 8 horas, na Praça Nadyr Freitas M. da Silva, e percursos de 5 km e 10 km.


"A Marily foi campeã em Ribeirão Preto em 2006 e 2007. Ela sempre corre bem em provas com clima mais quente, como no interior de São Paulo", lembra Gilmário Madureira, técnico e marido da fundista, líder do ranking com 360 pontos. Vivendo uma das melhores fases de sua carreira, Marily foi ao pódio em nove das 12 provas do calendário oficial já disputadas, incluindo as vitórias na Meia Maratona de Fortaleza e na Corrida da Ponte, o segundo lugar nas etapas de Belo Horizonte e Fortaleza do Circuito CAIXA e o quinto lugar (1º entre as brasileiras), na Maratona de São Paulo.

De acordo com Gilmário, a preparação de Marily segue um ritmo de volta aos treinos, após um período de duas semanas de férias. "Ela descansou depois da maratona em Recife (Maurício de Nassau, em 30 de setembro, onde foi vice-campeã) e só voltou a treinar mais forte na semana passada, mas acredito que tem condições de brigar pelo pódio", destaca Gilmário. A fundista chegou a abrir 44 pontos de vantagem sobre a vice-líder Roselaine, mas viu essa vantagem diminuir nas últimas provas. "É bom a Roselaine estar encostando na Marily na classificação do ranking, porque dá mais emoção à prova."

Alcançar a liderança do ranking brasileiro será um desafio para Roselaine de Souza Silva, vice-líder com 342 pontos. A fundista do Cruzeiro, equipe mineira de atletismo, precisa terminar a etapa de Ribeirão Preto do Circuito Caixa entre as três primeiras no pódio e colocar no mínimo dez posições entre ela e a líder Marily.

"Só teremos provas duras, daqui até o final da temporada, como essa em Ribeirão Preto, mas vou correr tudo o que tiver para correr e fazer o máximo. Alcançar a Marily não é uma tarefa fácil, mas não dá para desistir, não", argumenta Roselaine, que ajudou o Brasil a terminar o Mundial de Meia Maratona da Bulgária, em Kavarna, em 8º lugar entre as equipes femininas.

Elite feminina forte em Ribeirão Preto - A disputa da elite feminina promete ser muito acirrada, com a participação de sete entre as dez primeiras do ranking nacional. Além de Marily e Roselaine, estarão na prova Conceição Oliveira (3ª colocada, 310 pontos), Maria Zeferina Baldaia (4ª, 304 pontos), Edielza Guimarães (5ª, 249 pontos), Marluce Queiroz Borges (7ª, 173 pontos), Sueli Pereira (9ª, 141 pontos) e Larisse do Nascimento de Souza (10ª, 137 pontos). As brasileiras ainda terão que enfrentar as africanas Ednah Mukhwana, Tabitha Kibet (Quênia) e Meseret Legese Biratu (Etiópia). 

Herói do Atletismo prestigia Circuito Caixa - Medalhista de prata no revezamento 4x100 metros na Olimpíada de Sydney/2000, Cláudio Roberto de Souza será o padrinho da etapa de Ribeirão Preto do Circuito Caixa. O ex-velocista fará duas palestras na sexta-feira (26): às 10 horas na Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto / USP (Av. Bandeirantes, 3.900) e às 19h30 no Centro Educacional Moura Lacerda (Av. Dr. Oscar de Moura Lacerda, 1.520). No domingo, Cláudio dará a largada da prova e participará da premiação aos vencedores. 

O ex-velocista ajudou a classificar a equipe brasileira do revezamento 4x100m que conquistou a medalha de prata nos Jogos de Sydney/2000. No Mundial de Paris/2003, já como titular, fechou o revezamento para o quarteto que ficou com a prata. Hoje, Cláudio integra o programa Heróis do Atletismo, iniciativa da Caixa e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que tem como objetivo difundir a prática do esporte entre crianças e jovens e fazer com que as novas gerações conheçam a história da modalidade.

Com a chancela da CBAt, o Circuito Caixa já passou por Goiânia (1º/4), Uberlândia (12/5), Belo Horizonte (27/5), Campo Grande (3/6), Fortaleza (5/8), Recife (12/8), Porto Alegre (2/9), Curitiba (30/9) e São Paulo (14/10). Depois da disputa em Ribeirão Preto, a mais importante competição de corridas de rua do País encerra a temporada 2012 em Brasília (11/11), concluindo a passagem por nove Estados brasileiros. Suas 11 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2013.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook