Hillary Kibet e Jackline Sakilu vencem a 6ª Volkswagen Run

Percurso / Foto: Imprensa VW

São Bernardo do Campo - O queniano Hillary Kibet e a tanzaniana Jackline Sakilu venceram neste domingo (9) a 6ª edição da Volkswagen Run, a única corrida promovida dentro de uma fábrica de automóveis. 
Kibet completou o 10 km em 30min01seg, enquanto Jackline marcou o tempo de 35min25seg, e ambos os atletas foram premiados com a quantia de R$ 4.500 cada. A disputa, que já se tornou referencia no calendário nacional, reuniu nada menos que 4.500 corredores, seu limite-técnico. No sorteio do carro Gol 0 KM, o vencedor e sortudo foi Otávio Fernando Carollo. 
 
Atletas de várias partes do Brasil e estrangeiros participaram da 6ª edição da Volkswagen Run. A prova começou às 8, com todos bastante animados. Pouco mais de 30 minutos após a largada, Kibet cruzava a linha de chegada. "O clima fresco ajudou bastante e proporcionou a todos uma prova muito prazerosa e agradável", declarou o campeão de 2012, que chegou com vantagem de quase 13 segundo para o vice-campeão.
 
A tanzaniana Jackline Juma Sakilu também fez bonito e disse que gostou do percurso. "A prova foi muito parecida com nosso treinamento de cross country, com curvas e desníveis. A temperatura também estava muito agradável e consegui um ótimo tempo", declarou. Os dois atletas fazem parte da equipe Luasa Esporte, de Taubaté, e tem com técnico o ex-maratonista brasileiro Luiz Antonio dos Santos.
 
A temperatura mais baixa e o tempo fechado em São Bernardo agradaram atletas da elite e também os amadores. "Consegui superar o meu tempo do ano passado porque não estava muito calor", contou Fabrícia Miriam Souza, a primeira funcionária da VW a chegar, e que venceu na categoria pela sexta vez. Marcos Adriano de Carvalho, o primeiro funcionário da montadora a cruzar a linha de chegada, também colocou mais um troféu da prova na estante. "O percurso foi duro, principalmente porque estou me recuperando de uma lesão. Mas consegui vencer novamente".
 
Responsabilidade Social - Pela primeira vez, a VW Run teve a participação de portadores de necessidades especiais. Foram 20 atletas, entre guias e corredores, da ONG Força no Pé, que trabalha desde 2010 em São Bernardo. Foram retirados todos os obstáculos do percurso, como algumas tartarugas, e o piso estava alinhado, sem buracos ou desníveis. A Fundação Volkswagen fez a articulação com a instituição para a participação dos atletas na corrida. Durante a retirada dos kits para a corrida, os atletas também puderam realizar doações de tênis para entidades sociais apoiadas pela Volkswagen Run.
 
Atrações do evento - Os atletas e acompanhantes tiveram à disposição o "Footscan", onde puderam fazer um teste de pisada; Massagem; Espaço Criança; Personagem Crash Test, interagindo com o público na arena do evento; Smart Click, na qual os atletas puderam registrar a presença no evento com fotos instantâneas; Estúdio fotográfico; além de foto online no percurso que foi direcionada em tempo real para o Facebook do atleta, e escolha no pelotão de largada conforme o ritmo do atleta.
 
A classificação da categoria elite ficou assim:
 
Masculino
 
1 - Hillary Kibet  
2 - Rafael Santos de Novaes 
3 - Gladson Alberto Silva 
4 - Wellington Bezerra da Silva  
5 - Ivanildo Dias de Souza 
 
Feminino
 
1 - Jackline Juma Sakilu 
2 - Michele Cristina das Chagas Lima 
3 - Valdilene dos Santos 
4 - Fernanda Raimundo Soares 
5 - Maria Aparecida Ferraz