Giovani dos Santos e Dorcas Jepchirchir vencem a Corrida da Ponte 2013

Corrida da Ponte SEDEX 2013 / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Uma das provas de rua mais desejadas do calendário brasileiro, a Corrida da Ponte justificou seu privilégio neste domingo, 19 de maio. 
 
Um domingo de sol tímido e sem as chuvas intensas dos dias anteriores, em outras palavras, um dia de clima perfeito para os 8.000 atletas percorrerem o especial trajeto de 21,4 km que largou em Niterói, no Caminho Niemeyer, passou pela Ponte Rio-Niteroi – a maior ponte do hemisfério sul – e terminou no Aterro do Flamengo, na passarela do MAM (Museu de Arte Moderna). Os grandes campeões da corrida foram o brasileiro Giovani dos Santos e a queniana Dorcas Jepchirchir.
 
Com o tempo de 1:05:02, Giovani dos Santos conquistou uma vitória maiúscula – os três primeiros terminaram com um diferença menor do que um minuto –, voltando a ser campeão da prova que já havia vencido no ano de 2011.
 
“Desta vez vim mais preparado do que no ano passado, com muita dedicação, treinamento e apoio da família. Disputei a liderança com um queniano até a Perimetral e depois consegui abrir e chegar à vitória. A Corrida da Ponte é muito linda e espero algum dia poder participar sem a preocupação de fazer um bom tempo, para poder curtir o visual”, disse Giovani dos Santos.
 
Já na categoria feminina, o título foi para o Quênia. Dorcas Jepchirchir, estreante na Corrida da Ponte, fechou o percurso em 1:17:42 e terminou no lugar mais alto do pódio.
 
“Estou muito feliz com a vitória. Foi minha primeira vez na Corrida da Ponte, o clima da prova estava ótimo e com certeza voltarei na próxima edição”, contou a sorridente Dorcas.
 
Marily dos Santos, Bicampeã da Corrida da Ponte, não conseguiu o histórico Tri, mas demonstrou grande satisfação em ter sido a melhor brasileira e a terceira colocada .
 
“Apesar de não ter vencido a prova, me sinto como uma Tricampeã. Foram muitas brasileiras, todas grandes corredoras. Não fui a melhor, mas uma das melhores”, disse a representante do Brasil na Maratona dos Jogos Olímpicos de 2008.
 
Mas se engana quem pensa que apenas os corredores de elite – 44 no total, sendo 35 do Brasil, seis do Quênia, dois da Tanzânia e um da Bolívia – terão histórias para contar sobre a edição 2013 Corrida da Ponte 2013, a última a passar pelo Viaduto da Perimetral.
 
“Estava contundido na semana passa e não conseguia nem colocar o pé no chão. Felizmente melhorei, participar desta prova que ficará na história por ser a última da Perimetral e ainda consegui fazer um tempo melhor do que esperava”, contou Marco Aurelio Santos, de 56 anos.
 
Duda Magalhães, diretor-geral da Dream Factory, uma das organizadores do evento, mostrou satisfação com o sucesso da prova.
 
“A Corrida da Ponte envolve uma logística complexa, que exige esforço tanto por parte do corredor como da organização. Chegamos à reta final cansados, mas realizados com o sucesso”.
 
Já Carlos Sampaio, sócio-diretor da Spiridon Eventos, comentou sobre o clima ideal no momento da prova, que veio para ajudar o trabalho dos cerca de 3.000 envolvidos na organização.
 
“O dia amanheceu ensolarado e logo veio uma brisa para aliviar o clima, que se tornou perfeito para os corredores. Isto coroou o excelente trabalho realizado por todos os envolvidos”.
 
Uma realização da Dream Factory e Spiridon, a Corrida da Ponte conta com o patrocínio dos Correios, Caixa, Governo Federal, Shopping Plaza Niterói e Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Conta também com uma parceria institucional das Prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói, CCR Ponte e CCR Barcas, e Fundação Caminho Niemeyer. Conta ainda com a chancela da ANTT (Agência nacional de Transporte Terrestres) e da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), e planejamento e operação de segurança na Ponte da PRF (Policia Rodoviária Federal), e nas Cidades do Estado Maior da Polícia Militar.
 
Confira o Resultado da Corrida da Ponte 2013: 
 
Masculino
 
1) Giovani dos Santos – 1:05:02
2) Giomar Pereira – 1:05:27
3) Mathew Kiptoo Cheboi – 1:05:38
4) Valdir Oliveira – 1:06:19
5) Eliezer de Jesus – 1:06:20
6) Marcos Antônio Pereira – 1:06:43
7) Saidi Juma Makula – 1:07:23
8) William Salgado – 1:07:41
9) Valério de Souza – 1:07:56
10) Inacio Souza – 1:0819
 
Feminino
 
1) Dorcas Jepchirchir – 1:17:42
2) Failuna Abdi Matanga – 1:18:06
3) Marily dos Santos – 1:18:24
4) Lucelia de Oliveira – 1:18:41
5) Caroline Jepkemei – 1:19:07
6) Marizete Moreira – 1:19:55
7) Graciete Moreira – 1:21:24
8) Kleidiane Barbosa – 1:21:32
9) Conceição de Maria – 1:21:34
10) Maria Zeferina – 1:22:24