Giovani dos Santos disputa o Circuito CAIXA em Uberlândia

José Márcio Leão, líder do ranking, também correrá em Uberlândia / Foto: Luiz Doro / adorofoto  São Paulo - Medalha de bronze nos 10.000 m dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara/2011, Giovani dos Santos está na briga pelo pódio do Circuito CAIXA em Uberlândia, neste sábado (12/5). A primeira corrida noturna da competição, com largada às 18 horas no Parque do Sabiá e percursos de 5 km e 10 km, será uma etapa importante na preparação do fundista em busca da vaga para a Olimpíada de Londres.

"Sem dúvida, a prova vai ajudar muito o Giovani a ganhar ritmo para conquistar o índice para os 10 mil metros dos Jogos de Londres", ressalta o técnico Henrique Viana, da equipe Pé de Vento. A etapa de Uberlândia do Circuito CAIXA conta tradicionalmente com fundistas quenianos, que imprimem mais velocidade e tornam a disputa mais dura.

Mineiro de Natércia, radicado em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Giovani começou a correr em 2009 e já tem no currículo resultados importantes. Campeão do Sul-Americano de Atletismo de Buenos Aires nos 10.000 m, em 2011, foi o terceiro melhor brasileiro (nono na classificação geral) na última edição da São Silvestre. Nesta temporada, o fundista ocupa o 12º lugar do ranking brasileiro de corredores de rua, com 25 pontos, e tem o sexto melhor tempo nacional (30min08).

Giovani é o segundo atleta da Pé de Vento a disputar uma prova do Circuito CAIXA nesta temporada. Os gêmeos Gilmar e Gilberto Silvestre Lopes fizeram uma dobradinha na primeira etapa, em Goiânia, com o primeiro e o segundo lugar, respectivamente. "Vamos dar prioridade às provas do Circuito CAIXA em 2012. A ideia é que cada atleta nosso participe de uma etapa, para que todos tenham chances", explica Henrique Viana.


Cruzeiro - O pelotão de elite masculino terá uma disputa forte no Triângulo Mineiro, neste sábado, com a presença de alguns dos principais fundistas brasileiros das corridas de rua. Só o Cruzeiro, tradicional equipe mineira de atletismo, terá uma equipe de 12 atletas na prova, entre eles o líder e o vice-líder do ranking brasileiro de corrida de rua.

Primeiro colocado com 73 pontos, José Márcio Leão é a jovem aposta do Cruzeiro. Vindo do Expressinho, time B do clube, em 2011, o pernambucano surpreendeu atletas veteranos ao vencer a última edição do Circuito CAIXA em Belo Horizonte. Nesta temporada, Leão já tem entre seus principais resultados a vitória na Meia Maratona de Fortaleza, em abril.

Já Giomar Pereira, segundo colocado com 61 pontos, tem a seu favor a experiência. Considerado o "rei do Circuito CAIXA", é o maior vencedor da história da competição, com 20 títulos e recorde de três etapas, incluindo o recorde geral do circuito (28min56, em Porto Alegre/2011). O baiano de Jacobina, tetracampeão brasileiro, também foi o primeiro a vencer a prova de Uberlândia, em 2008.

Leão e Giomar terão a companhia de Valdir Oliveira, líder do ranking em 2010 e atualmente o 7º colocado, com 29 pontos, e mais nove fundistas do Cruzeiro, para enfrentar os quenianos Joseph Kachapin Aperumoi e Kiprop Mutai. Quem bater o recorde da prova, de 29min31, feito por Joseph Kibiwott Ngetich em 2009, ainda ganha um prêmio extra de R$1.500,00.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.