Gari representa Mato Grosso do Sul na Elite do Circuito Caixa

Enéias Teodoro, tricampeão sul-mato grossense/ Foto: ACORP-CG

Campo Grande - Tricampeão do Mato Grosso do Sul, o fundista Enéias Teodoro vai representar o Estado mais uma vez na etapa de Campo Grande do Circuito Caixa, neste domingo (3/6).

A prova, que também contará com os líderes do ranking brasileiro de corredores de rua, terá largada às 8 horas, no Parque das Nações Indígenas, e percursos de 5 km e 10 km. "Quero dar uma boa briga aos outros atletas da elite e ser o melhor sul-mato grossense na disputa", diz Enéias.


Aos 43 anos, Enéias é o atleta de maior destaque do Mato Grosso do Sul. O fundista coleciona títulos importantes, entre eles a medalha de bronze na Maratona do Fogo de 2011 e o sexto lugar na etapa de Campo Grande do Circuito Caixa 2010. "Foi uma ótima prova, bem disputada, com os melhores atletas do ranking brasileiro (Valdir Oliveira, primeiro colocado, seria o campeão do País naquele ano). E fui o melhor do Estado na disputa", lembra o fundista, orgulhoso.

Natural de Campo Grande, Enéias iniciou sua carreira no esporte há 20 anos, depois de assistir pela televisão à Corrida de São Silvestre. Começou a correr por conta própria e, há cerca de quatro anos, passou a integrar a equipe da Acorp (Associação dos Corredores de Rua e Pista de Campo Grande), que terá outros 30 atletas na prova deste ano do Circuito Caixa. Em 2011, o fundista foi designado pela Federação de Atletismo do Mato Grosso do Sul para representar o Estado na São Silvestre, onde conquistou a 66ª posição. "Foi o melhor resultado já feito por um fundista sul-matogrossense na prova", garante Enéias.

Hoje, Enéias divide o seu tempo entre o trabalho de gari e os treinos no Parque Ayrton Senna. "O trabalho tem hora para começar mas não tem hora para acabar. Essa é a minha maior dificuldade, porque nem todos os dias consigo treinar. O tempo que tenho para correr acaba sendo aos finais de semana", diz. Mesmo com as dificuldades, o fundista projeta seu futuro nas corridas. "Ainda posso ser o campeão do Estado por mais três anos, pelo menos."

Com Circuito CAIXA, corridas de rua crescem em Campo Grande - Com a chegada do Circuito Caixa a Campo Grande, em 2008, as corridas de rua ganharam impulso. A competição foi a primeira no Estado com medição oficial da CBAt e fomentou o surgimento de grupos de corrida e assessorias esportivas. "De uns três anos para cá, muitas empresas entraram no ramo do esporte e passaram a organizar provas de rua", aponta José Roberto Jacques, presidente da Acorp, ressaltando que o Circuito Caixa permanece como uma das mais importantes do Mato Grosso do Sul, pela organização de nível internacional.

Em 2012, o calendário de competições conta com 26 corridas apenas em Campo Grande, contra 22 no ano passado. Em todo o Estado, serão 39 provas até o final da temporada, número que atesta o aumento crescente do interesse pelo esporte, entre os sul-matogrossenses. Entre os grupos mais atuantes do Mato Grosso do Sul, estão a própria Acorp, a Runners, grupo de corrida da assessoria esportiva SportsEventos, e a VO2, todas com presença garantida na etapa deste ano do Circuito Caixa em Campo Grande.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito Caixa conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2013.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook