Garçom do Pinguim é uma das atrações de corrida em Ribeirão Preto

Alessandro Flor, garçom/ Foto: Arquivo Pessoal

São Paulo - A 70ª etapa do Circuito de Corridas Caixa vai levar a Ribeirão Preto, neste domingo (28), os principais fundistas brasileiros, numa disputa que pode mudar a classificação do ranking nacional de corridas de rua da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).O interior paulista também terá seus representantes na prova, tanto na elite como entre os amadores. 
 
O pelotão principal contará com Maria Zeferina Baldaia, mineira radicada em Sertãozinho, próxima a Ribeirão Preto, e atualmente a quarta do ranking, com 304 pontos, Sueli Aparecida Vieira e Samur César Batista Inácio. Já os amadores terão a equipe Botafogo Runners, que levará para a corrida a paixão pelo futebol. 
 
Mas quem deve chamar a atenção é Alessandro Nogueira da Silva. Garçom do Pinguim, a choperia mais conhecida da região, ele divide seu tempo entre o trabalho, as competições de boxe e MMA e as corridas de rua. "Tinha 12 ou 13 anos quando vi os filmes do Rock Balboa e quis lutar boxe. Logo no início, em 1990, quando comecei a treinar, as condições eram bem difíceis. Cheguei a vender flores na rua, até as quatro da madrugada", conta o atleta, campeão paulista na categoria meio médio. O ofício rendeu a ele o apelido de Alessandro Flor, pelo qual ainda é conhecido.
 
A corrida surgiu na sequência, como forma de ganhar resistência nas lutas. "Gostei da brincadeira e comecei a disputar corridas, também. Já cheguei a fazer 10 quilômetros em 41 minutos. Disputei o Circuito Caixa em Ribeirão Preto há dois anos, e cheguei a encostar no pelotão principal, durante um trecho da prova", conta Alessandro, que nesta temporada vai disputar os 5 km ao lado de Denilsio Martins dos Santos, também garçom do Pinguim.
 
"Tanto a luta como a corrida me dão mais disposição. Fico menos cansado que os outros garçons", explica Alessandro. O atleta-garçom se diverte com os fregueses famosos e anônimos que o reconhecem na choperia. "Já tirei fotos com o Anderson Silva. E muita gente, quando me reconhece como lutador, faz questão de pagar direito e deixar uma caixinha", ri.
 
Disputa pela liderança - Os líderes Giomar Pereira e Marily dos Santos dividirão atenções com personagens conhecidos no interior paulista. Maria Zeferina Baldaia, a equipe Botafogo Runners e Alessandro Flor, garçom do Pinguim, bar mais famoso da região, estão entre as estrelas da festa. A prova terá largada às 8 horas, na Praça Nadyr Freitas M. da Silva, e percursos de 5 km e 10 km.
 
Além de chegar à marca histórica de 70 corridas, o Circuito Caixa fará em Ribeirão Preto a penúltima etapa do ano, atraindo fundistas em busca de boas posições na classificação geral. A elite masculina reunirá os atletas que encabeçaram o ranking brasileiro nos dois últimos anos: o atual líder Giomar Pereira (341 pontos), campeão em 2011, luta para manter seu lugar diante do vice-líder Valdir Oliveira (316 pontos), campeão em 2010. Na elite feminina, Roselaine de Souza Silva (342 pontos) está muito perto de alcançar Marily dos Santos (360 pontos), primeira colocada. A prova ainda contará com os africanos Kiprono Kimosop, Fikre Assefa Robi, Ednah Mukhwana, Meseret Legese Biratu e Tabitha Kibet.
 
Herói do Atletismo prestigia Circuito Caixa - Medalhista de prata no revezamento 4x100 metros na Olimpíada de Sydney/2000, Cláudio Roberto de Souza será o padrinho da etapa de Ribeirão Preto do Circuito Caixa. O ex-velocista dará a largada da prova e participará da premiação aos vencedores. Cláudio integra o programa Heróis do Atletismo, iniciativa da Caixa e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que tem como objetivo difundir a prática do esporte entre crianças e jovens e fazer com que as novas gerações conheçam a história da modalidade.
 
Com a chancela da CBAt, o Circuito Caixa já passou por Goiânia (1º/4), Uberlândia (12/5), Belo Horizonte (27/5), Campo Grande (3/6), Fortaleza (5/8), Recife (12/8), Porto Alegre (2/9), Curitiba (30/9) e São Paulo (14/10). Depois da disputa em Ribeirão Preto, a mais importante competição de corridas de rua do País encerra a temporada 2012 em Brasília (11/11), concluindo a passagem por nove Estados brasileiros. Suas 11 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.