Experiência e juventude, armas do Cruzeiro para a prova de Uberlândia

Roselaine, líder do ranking brasileiro feminino / Foto: Daniel Ramalho/adorofoto

Uberlândia - O Cruzeiro, uma das fortes equipes mineiras de atletismo que estarão na prova noturna do Circuito de Corridas Caixa, dia 11, conta com atletas experientes e um estreante para dominar o pódio em Uberlândia. 
Ivanildo dos Anjos, o Gomes, líder do ranking brasileiro masculino, Giomar Pereira, pentacampeão brasileiro, e o jovem Daniel Sabino têm como missão repetir a façanha de 2012, quando o grupo azul celeste ficou com os três primeiros lugares entre os homens. Já para a líder do ranking nacional feminino, Roselaine de Souza Silva, o desafio é recuperar a hegemonia brasileira na prova das mulheres.
 
"Entre os homens, todos têm feito bons resultados, mostrando que podem repetir o pódio de 2012 em Uberlândia. O Giomar foi o terceiro na Meia Maratona de Juazeiro, na Bahia, dia 28. O Gomes (Ivanildo Pereira dos Anjos) venceu duas provas tradicionais de 10 km em Minas, a do aniversário de Ipatinga, dia 28, e a de Piramon, em Rio Piracicaba, dois dias depois. E o Reginaldo venceu a segunda edição da prova do Cruzeiro, em Belo Horizonte, dia 1", enumera o técnico da equipe, Alexandre Minardi. "Já a Roselaine está só treinando, focada na prova do Circuito Caixa em Uberlândia, e se correr o mesmo que está correndo nos treinos, vai fazer bonito, lá."
 
Estreante promissor em Uberlândia - Mas a grande surpresa da corrida noturna em Uberlândia, para Minardi, pode ser um estreante em provas nacionais. Integrante da equipe B do Cruzeiro, o chamado "Expressinho", Daniel Henrique Alves Sabino vai disputar pela primeira vez o Circuito Caixa. Mas, aos 21 anos, o pernambucano de Pesqueira já conquistou resultados promissores, como a medalha de bronze na Corrida das Pontes do Recife, atrás apenas de José Márcio Leão, revelação cruzeirense, e do queniano Abraham Kiplagat. Também foi o segundo colocado nos 10 km da Corrida do Cruzeiro, em 1º de maio, com 29min54, melhor tempo de sua carreira. 
 
"É muito cedo para falar, porque ele está só no começo de sua trajetória nas corridas. O Daniel começou a correr quatro anos atrás, em Pesqueira, uma cidade pequena com muita influência indígena, e não tinha um objetivo definido. Há dez meses, fiz o convite para ele vir morar comigo em Garanhuns e se dedicar integralmente às corridas", conta Adegilson Mendes da Silva, o Bingo, responsável pelo treinamento do atleta em Garanhuns, cidade serrana de Pernambuco que se transformou em polo de fundistas de elite. "Ele está fazendo o mesmo treinamento do Leão e dos outros. Ainda não chegou no mesmo nível, mas já fez 29min54 em Belo Horizonte, e ainda pode ir longe."
 
O Circuito Caixa celebra dez anos de história, em 2013. Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo ( CBAt). As 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014.
 
Inscrições disponíveis para Belo Horizonte
 
Acesse: www.circuitocaixa.com.br
Até 19/5: R$ 60,00 - desconto de 50% para atletas maiores de 60 anos