Equipes de Porto Alegre e Tubarão são as favoritas a Volta à Ilha

Beckhauser Malhas, de Tubarão, venceu em 2011 e 2012  / Foto: Divulgação

Florianópolis - Falta menos de uma semana para a 18ª edição da corrida de revezamento Volta à Ilha ASICS, que acontece no sábado, dia 20 de Abril, em Florianópolis. Para os integrantes das equipes que disputam o primeiro lugar geral, o momento é de concentração. Os coordenadores dos atletas favoritos na conquista do troféu, da Paquetá Esportes/Asics, de Porto Alegre - RS, e da Beckhauser Malhas, de Tubarão - SC, garantem que a turma está preparada para vencer.
 
A prova vai reunir 3 mil e 700 corredores com diferentes níveis decompetição ao longo de 140 km da Ilha de Santa Catarina. Mas o foco da corrida está em duas equipes que disputam na categoria Aberta, em que oito participantes se revezam para completar a volta. Nos últimos três anos, o troféu é disputado entre a Paquetá Esportes/Asics e a Beckhauser Malhas.
 
A Paquetá foi campeã por cinco vezes seguidas, mas perdeu para a Beckhauser em 2011 e 2012. No ano passado, as duas equipes disputaram lado a lado os primeiros 100 km, percorrendo a maioria dos trechos empatadas. Nos últimos 40 km, os atletas de Tubarão abriram vantagem e concluíram a corrida em menor tempo: 8h19min33s - 12 minutos e 2 segundos a menos que a equipe rival.
 
“Mantivemos o mesmo grupo do ano passado e vamos à luta de novo. Sabemos que vai ser mais difícil, porque eles estão investindo muito”, afirma Edoir Schmoeller, coordenador da Beckhauser Malhas. “A ideia é recuperar o título. Estamos nos preparando desde o fim da última corrida, e agora estamos mais fortes e melhor organizados”, diz José Eduardo Zdanowicz, coordenador da Paquetá Esportes/Asics.
 
Oorganizador e idealizador da corrida, Carlos Duarte, prefere não arriscar um palpite. “A disputa vai ser forte, as duas equipes estão muito bem preparadas e com tempo previsto de finalização muito próximo. Não há como prever o que vai acontecer em uma prova longa como essa”, explica.
 
Volta à Ilha consciente - A organização da corrida que toma emprestados 140 km do contorno da Ilha de Santa Catarina também está de olho na preservação das belezas naturais de Florianópolis. Todo o lixo produzido durante a prova, como copos descartáveis e latinhas, é recolhido e encaminhado a uma empresa de reciclagem. No regulamento também está previsto que os atletas que jogarem lixo fora dos locais adequados serão penalizados com acréscimo de tempo na cronometragem da 18ª edição do Volta à Ilha ASICS, que será realizado no dia 20 de abril, com largada e chegada no trapiche da avenida Beira-Mar Norte.
 
O papel reciclado é utilizado em todo o material impresso do evento, como revista, mapa e jornal dos resultados. Além disso, a sinalização da prova é retirada imediatamente após o último atleta passar, inclusive as marcações nas trilhas.
 
Solidariedade - A Eco Floripa Eventos Esportivos doou parte do valor da inscrição de cada atleta para a Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação - Serte, localizada no bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis. Atualmente, a Serte atende a 63 velhinhos no Lar Irmão Erasto e a 25 crianças no Lar Seara da Esperança. Tem ainda um educandário, o Lar de Jesus, para 120 alunos da comunidade. Na última semana, cestas básicas e roupas também foram doadas pela Eco Floripa para a comunidade carente de Foz do Rio, em Biguaçu.
 
Confraternização - Entre os dias 18 e 21 de abril será realizada uma feira de exposições e venda de artigos esportivos, no Majestic Palace Hotel. No mesmo local, dia 21de abril (domingo), às 9h30min, haverá a entrega de premiação aos atletas vencedores do 18° Revezamento Volta à Ilha ASICS. Esses dois momentos serão mais uma forma de integração e confraternização entre os atletas, seus familiares e convidados. Informações adicionais sobre o evento podem ser obtidas no site http://www.ecofloripa.com.br/voltailha.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook