Duelo por primeiras posições do ranking nacional esquenta Campo Grande

Edielza Guimarães, campeã brasileira de 2010 / Foto: Daniel Ramalho/adorofoto

São Paulo - Edielza Guimarães e Kleidiane Barbosa Jardim vão esquentar a disputa do Circuito de Corridas Caixa com um duelo particular, neste domingo (9), em Campo Grande. Terceira e quarta do ranking brasileiro de corrida de rua, respectivamente, as duas estão separadas por apenas quatro pontos de diferença, e as posições podem se inverter no Mato Grosso do Sul. A prova terá largada às 8 horas, no Parque das Nações Indígenas, e percursos de 5 km e 10 km.
 
Campeã brasileira em 2010, ano em que venceu a prova de Campo Grande, Edielza está em fase ascendente, nesta temporada. Foi a melhor brasileira (terceira geral) na etapa de Belo Horizonte do Circuito Caixa, no último dia 26, e soma agora 115 pontos. "Tanto as brasileiras como as africanas estão correndo muito, e a prova no Mato Grosso do Sul também terá um nível bem forte. Não dá pra pensar só em velocidade, porque o percurso exige mais resistência e técnica", destaca a baiana de Utinga, radicada em Pindamonhangaba (SP).
 
"Já sei que é uma prova bem cascuda, dura, por isso estou fazendo uma boa preparação. Acho que a estratégia vai ser bem importante, para guardar um fôlego a mais para os quilômetros finais", acredita a mineira Kleidiane, quarta do ranking brasileiro com 111 pontos. A fundista, que tem como principais resultados desta temporada o quinto lugar nas meias-maratonas de São Paulo e Brasília, já subiu ao pódio com Edielza: foi a quinta colocada na prova de Belo Horizonte do Circuito Caixa.
 
Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, o Circuito Caixa conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Nesta temporada o Circuito já percorreu três cidades: Goiânia, Uberlândia e Belo Horizonte. Depois de Campo Grande, segue para Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Ribeirão Preto, São Paulo e Brasília. As 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014.