Diferenciais marcam a disputa da 6ª Volkswagen Run

Largada no masculino / Foto: Divulgação/Latin Sports

São Paulo - A Volkswagen Run 2012 será a atração do dia 9 de dezembro, a partir das 8h, na fábrica da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). Em sua sexta edição, a disputa, que tem como meta incentivar a prática desportiva, já se consagrou no cenário nacional, sendo uma das referências dentro do segmento de corridas de rua graças às suas atrações e diferenciais. A melhor prova disso é o término das inscrições, com 4.500 atletas, antes do prazo, ratificando a condição de uma das mais queridas provas da temporada.

Mas o evento também quer fazer a diferença em outros segmentos. Para isso, investe no lado social, com uma campanha de apoio a organizações não-governamentais. A prova estará incentivando a doação de tênis nos dias de retirada de kits, 5,6,7 e 8/12, que serão doados para os projetos Vida Corrida, de Capão Redondo, e Geração 2016, que investem na formação de novos valores para o esporte.

Os motivos para este sucesso estão em seus diferenciais. O primeiro deles é justamente seu percurso único, sendo a única prova pedestre promovida dentro de uma fábrica e aberta ao público. Seu roteiro, passando inclusive pela linha de montagem da montadora, é inovador, sendo um dos grandes atrativos para atletas de diferentes níveis.

Outros dois aspectos positivos dizem respeito à interatividade pelo Facebook e atrações para o público que for acompanhar parentes e amigos no dia da prova. Na página do facebook, poderão ser encontradas informações atualizadas sobre a prova e um game para que os inscritos possam se divertir e já entrar no clima do evento.

No dia 9, a lista de atrações é bem grande. Os atletas terão à disposição Footscan, onde poderão fazer um teste de pisada; Massagem; Espaço Criança; Personagem Crash Test, interagindo com o público na arena do evento; Smart Click, na qual os atletas poderão registrar a presença no evento com fotos instantâneas; Estúdio fotográfico; além de foto online no percurso que será direcionada em tempo real para o facebook do atleta, e escolha no pelotão de largada conforme o ritmo do atleta.

A programação de retirada dos kits acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro, somente na concessionária Volkswagen Haus (Avenida Cidade Jardim, 350, Jardins, São Paulo), das 10h às 20h, e dias 7 e 8 de dezembro, na concessionária Avel (Rua Dr. José Fornari, 550, Ferrazópolis, São Bernardo do Campo), das 9h às 19h na sexta, e das 10h às 18h no sábado. Vale lembrar que a prova terá largada às 8h do dia 9, na fábrica da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo.

Ação social - O Projeto Vida Corrida está instalado no Capão Redondo. Liderado voluntariamente por Neide Santos, teve início em 1999 com apenas seis integrantes. Hoje conta com mais de 230 participantes, dentre esses 87% são mulheres e meninas com idade entre 4 e 80 anos. Os treinamentos de corrida de rua acontecem diariamente das 7h30 às 9h30 no Parque Santo Dias.

Já o Projeto Geração 2016 tem como metas divulgar o atletismo, promover a prática do mesmo, contribuir com a formação e cidadania dos jovens, desenvolver habilidades e oportunidades de formação esportiva, formar e desenvolver potencial para esporte de rendimento. Fazem parte do projeto alunos do Instituto Criança Cidadã, de 7 a 17 anos, selecionados de acordo com aptidão física, interesse e compromisso. São três dias da semana de treinos, sempre em dois períodos.

Sorteio de um carro Gol 0 Km - O evento ainda terá, mais uma vez, o sorteio de um automóvel Gol 0 KM entre os participantes, aumentando consideravelmente o valor agregado do evento, que distribuirá R$ 30 mil aos melhores colocados no masculino e feminino. Para participar do evento os inscritos terão e completar a prova dentro do tempo limite de 1h45min.

Além disso, terá de depositar o cupom de participação com a resposta correta da promoção: "Qual foi a primeira montadora que realizou uma corrida de pedestrianismo nas dependências da fábrica, onde parte do percurso passa pela linha de produção?"( ) Volkswagen ( ) Outras

Em cinco edições realizadas, o atletismo nacional esteve no topo do pódio em duas oportunidades, sendo uma no masculino, com Marilson dos Santos, em 2007, e uma no feminino, com Fabiana da Silva, em 2008. Nas demais edições, somente vitórias estrangeiras: 2007, Nancy Kipron (Quênia); 2008, Chemwolo Mutai (Quênia); 2009, Martin Suelle (Tanzânia) e Eunice Kirwa (Quênia); 2010, Kiprop Mutai (Quênia) e Chemutai Rionotukei (Quênia); e 2011, Hillary Kibet (Quênia) e Jackelyne Vhemwek (Quênia).