Desafio Pharmaton utiliza plataformas digitais para criar interação com corredores

Desafio está na segunda edição/ Foto: Luiz Doro / adorofoto

São Paulo - A segunda edição do Desafio Pharmaton cumpre seu objetivo de ajudar as pessoas a buscar equilíbrio entre corpo e mente por meio de atividade física com treinos de corrida e nutrição bem orientada. Mas a iniciativa vai além e usa a tecnologia para informar e interagir com os participantes do programa 24 horas por dia.
 
Por meio do site www.desafiopharmaton.com.br e da fanpage no Facebook (https://www.facebook.com/PharmatonBR), o programa oferece orientação sobre a prática de atividade física com segurança, traz dicas sobre alimentação saudável e, com isso, pode ajudar milhares de pessoas a obter bons resultados na busca por qualidade de vida.
 
Isso significa que, em função das ferramentas da tecnologia da informação o Desafio Pharmaton expande a iniciativa para nível nacional, extrapolando, e muito, o universo das oito assessorias esportivas participantes e da cidade de São Paulo.
 
O site do Desafio Pharmaton traz cinco sessões básicas para navegação. No "Desafie-se 2012", o internauta informa se já é ou não corredor. Após um questionário básico, quem já for adepto da modalidade poderá ter acesso a planilhas de treinamento. Quem ainda não deu as primeiras passadas e deseja começar, terá à disposição diversas orientações para se exercitar com segurança.
 
Outro serviço muito usado pelos internautas é a possibilidade de baixar playlists. Basta escolher em que nível pretende correr e clicar nas opções super, medium e light. Na sessão dicas, especialistas como a consultora nutricional Heloísa Guarita, da RG Nutri, e os treinadores Marcos Paulo Reis, da MPR, e Mário Sergio, da Run&Fun, passam orientações sobre saúde, nutrição e treinamento. Para completar, há ainda depoimentos de participantes do Desafio e informações sobre o polivitamínico Pharmaton.
 
O site do projeto é integrado à fan page no Facebook. Basta curtir para fazer parte da comunidade do Desafio Pharmaton e aproveitar todos os recursos que a rede social mais popular do mundo oferece. É possível até ganhar uma medalha de ouro virtual pela dedicação em buscar equilíbrio por uma vida mais saudável. Além disso, possibilidades de interação não faltarão. Até o início de setembro mais de 43 mil pessoas curtiram a página do projeto e 11.700 pessoas estavam comentando a página.
 
 
Treino cabeça - Os treinos não param e as assessorias esportivas participantes do Desafio Pharmaton seguem investindo no trabalho cognitivo. Em agosto, a Run&Fun, por exemplo, realizou a terceira atividade dessa programação, chamada de "auto avaliação do esforço percebido". Quem explica é o técnico Mário Sergio: "Após o aquecimento, o treinador orientou os atletas a correr 5 minutos sem monitor de frequência cardíaca. No final desse período, cada um deveria "adivinhar" a frequência atingida." Segundo o treinador a intensidade do exercício para o intervalo de 5 minutos solicitada aos alunos deveria ser em ritmo constante e com percepção de esforço moderado (nota 7 ou 8 na Escala de Borg, elaborada justamente para quem não usa monitor cardíaco), devendo corresponder a cerca de 85% da FC máxima do atleta.
 
Esse tipo de atividade é importante porque as pessoas devem aguçar a sensação de esforço para que possam avaliar corretamente a intensidade realizada. "O treino cognitivo com maior número de atletas foi o terceiro e achamos o mais interessante. Os participantes gostaram muito da experiência de "adivinhar" a freqüência cardíaca de esforço", conta o treinador.
 
Nas atividades cognitivas realizadas anteriormente na Run&fFun primeiro os alunos foram desafiados a descobrir seu ritmo contando as próprias passadas. No segundo treino, aplicaram esse conhecimento em uma corrida de regularidade, quando tiveram que calcular de cabeça o ritmo para cumprir a rodagem proposta dentro de um tempo pré-determinado. "O fato do aluno não poder usar o relógio faz com que ele perca totalmente a noção do seu ritmo habitual de treino, provocando assim uma reação imediata nos sentidos e muito esforço mental", acrescenta Mário Sérgio.
 
Dinâmica do Desafio Pharmaton 2012:
 
- Oito equipes (uma para cada assessoria esportiva) que, durante sete meses de provas participarão de dois treinões coletivos, três treinos cognitivos, uma grande prova reunindo todos os participantes (a Volta da USP, em outubro)
 
- Estações Pharmaton nos treinões, que abordarão diferentes temas e informações relacionadas ao esporte, qualidade de vida e à complementação adequada de vitaminas e de minerais na prática esportiva
 
- Uma equipe de nutricionistas terá participação ativa durante alguns treinos ao longo dos sete meses de projeto, explicando a importância da alimentação e suplementação vitamínico-mineral, bem como seus benefícios para praticantes de corrida e atividades físicas em geral
 
- Cada assessoria esportiva convidada receberá o patrocínio da Boehringer Ingelheim de duas viagens para os Estados Unidos destinadas exclusivamente para o técnico e para um aluno, que deverão participar das corridas Disney em Janeiro de 2013 (a maratona, 42 km, a meia maratona, 21 km, e uma corrida de 16 km)
 
- Cada assessoria esportiva participante definirá o técnico treinador e o corredor que participará das corridas Disney
 
- Além disso, a Boehringer Ingelheim também patrocinará 1 jornalista corredor para cobrir a corrida internacional em Janeiro de 2013 em Orlando, que será indicado pela Assessoria de Imprensa Esportiva ZDL, responsável pela divulgação da campanha e coordenação das provas junto aos jornalistas
 
- O segundo está programado para setembro. Entre eles, foram realizados três treinos cognitivos, em junho, julho e agosto
 
- Todos os participantes farão a Volta da USP, em 14 de outubro, prova de 10 quilômetros, teste final da preparação feita nos cinco meses anteriores
 
- O site www.desafiopharmaton.com.br dará suporte à ação ao longo do ano trazendo dicas e informações para todos aqueles que queiram buscar hábitos mais saudáveis, bem como um playlists de músicas para ajudar na concentração durante as corridas