Desafio Pharmaton entra na fase do "treino cabeça"

Desafio está na segunda edição/ Foto: Luiz Doro / adorofotoSão Paulo- A segunda edição do Desafio Pharmaton pela busca do equilíbrio entre corpo e mente está na fase dos treinos cognitivos. Chegou a hora da ‘corrida cabeça’, de se concentrar no gesto técnico. No sábado (16), na USP, em São Paulo, foi a vez dos atletas da assessoria esportiva Saúde & Performance, comandada pelo treinador Claudio Castilho, provarem a experiência.

A iniciativa será realizada pelas oito equipes envolvidas na edição 2012. Além da atividade física, todos receberam orientação sobre a importância da nutrição na prática de esportes e na melhora da qualidade de vida.

A proposta é que os corredores descubram como podem controlar o desempenho sentindo o próprio corpo. No sábado, iniciaram a programação com quatro séries de três minutos correndo à vontade para, em seguida, encarar mais 15 segundos da atividade na qual deveriam contar as passadas. Tudo isso com o tempo sendo controlado pelo treinador. Depois, foram mais quatro séries de dois minutos de corrida com a meta de tentar diminuir o número de passadas a cada 15 segundos. Dessa forma, os praticantes mantiveram foco total no movimento e no ritmo, com possibilidade de enormes ganhos no processo de aprendizagem motora.

"Foi uma atividade bastante esperada por todos os alunos participantes do Desafio Pharmaton. O tema é rico e propõe muitas possibilidades de trabalho. Todos ficaram bastante impressionados com a rápida resposta a este tipo de estímulo. Muitos nos passaram a impressão de que foi uma experiência enriquecedora e útil para o dia a dia dos treinos", afirma Claudio Castilho, que completa: "proporcionar momentos de introspecção é uma tarefa importante do profissional de educação física, principalmente associando às tarefas do cotidiano. Dessa forma, o estímulo cognitivo é fundamental no processo de autoconhecimento e domínio dos movimentos e gestos corporais, sem dizer que isso é parte importante da formação do corredor."

Os treinos cognitivos integram a programação das oito equipes participantes do projeto. Além da Saúde & Performance, estão no Desafio Pharmaton as seguintes assessorias esportivas: ZTrack (José Carlos), Five Ways (Ronaldo Martinelli), Race (Ricardo Arap), Tri Lopez (Diego Lopez) e DLB (Diego Leite de Barros), além da Run&Fun, de Mário Sergio, e MPR, de Marcos Paulos Reis, as pioneiras da primeira edição do programa, em 2011.

A orientação nutricional também é um dos pontos fortes do projeto e comprovou isso nessa atividade. "Os participantes estão envolvidos. No sábado, pudemos avaliar os dados de composição corporal e resolver algumas dúvidas sobre nutrição no dia a dia e nos exercícios. Esse é ainda o início de um trabalho de educação nutricional, que envolve o estímulo constante nos treinos, em consultório e por meio de informativos, para que nesses meses de desafio, os corredores possam sentir a diferença em aliar os treinos com uma nutrição adequada", explica a consultora nutricional Heloísa Guarita, da RG Nutri.

Heloísa destaca o fato da duração de oito meses do Desafio Pharmaton contribuir de forma decisiva para a evolução de cada um."A continuidade é o mais importante. O grande sucesso desse projeto é que ele acontece durante alguns meses e isso faz com que o esportista consiga ter a possibilidade de receber informações constantes sobre atividade física, saúde e nutrição. E esse resultado irá gerar uma melhora no desempenho, na recuperação, e, consequentemente, na qualidade de vida e equilíbrio. Este equilíbrio é individual, mas é necessário tempo para conseguir. E uma vez implantado é mais difícil de perder", completa.

Em outubro, para coroar a iniciativa, haverá a prova final (Volta da USP). A iniciativa consiste em mostrar que os corredores podem alcançar o equilíbrio entre corpo e mente e servir de exemplo para as pessoas de como qualquer um pode adotar o estilo de vida saudável no seu cotidiano, praticando esportes e tendo hábitos mais sadios, melhorando assim a saúde física e mental. Este projeto é da Boehringer Ingelheim, indústria farmacêutica alemã com mais de 125 anos de história mundial e 56 anos de história no Brasil.

Dinâmica do Desafio Pharmaton 2012
- Oito equipes (uma para cada assessoria esportiva) que, durante sete meses de provas participarão de dois treinões coletivos, três treinos cognitivos, uma grande prova reunindo todos os participantes (a Volta da USP, em outubro)

- Estações Pharmaton nos treinões, que abordarão diferentes temas e informações relacionadas ao esporte, qualidade de vida e à complementação adequada de vitaminas e de minerais na prática esportiva

- Uma equipe de nutricionistas terá participação ativa durante alguns treinos ao longo dos sete meses de projeto, explicando a importância da alimentação e suplementação vitamínico-mineral, bem como seus benefícios para praticantes de corrida e atividades físicas em geral

- Cada assessoria esportiva convidada receberá o patrocínio da Boehringer Ingelheim de duas viagens para os Estados Unidos destinadas exclusivamente para o técnico e para um aluno, que deverão participar das corridas Disney em Janeiro de 2013 (a maratona, 42 km, a meia maratona, 21 km, e uma corrida de 16 km)

- Cada assessoria esportiva participante definirá o técnico treinador e o corredor que participará das corridas Disney

- Além disso, a Boehringer Ingelheim também patrocinará 1 jornalista corredor para cobrir a corrida internacional em Janeiro de 2013 em Orlando, que será indicado pela Assessoria de Imprensa Esportiva ZDL, responsável pela divulgação da campanha e coordenação das provas junto aos jornalistas

- O segundo está programado para setembro. Entre eles, serão realizados três treinos cognitivos, em junho, julho e agosto

- Todos os participantes farão a Volta da USP, em 14 de outubro, prova de 10 quilômetros, teste final da preparação feita nos cinco meses anteriores

- O site www.desafiopharmaton.com.br dará suporte à ação ao longo do ano trazendo dicas e informações para todos aqueles que queiram buscar hábitos mais saudáveis, bem como um playlists de músicas para ajudar na concentração durante as corridas

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook