Corrida 30-15K testa desempenho dos atletas para maratona do Rio

Corrida atraiu cerca de 1000 corredores / Foto: Buda MendesRio de Janeiro - Mais de mil atletas se reuniram, neste domingo, dia 3 de junho, no Aterro do Flamengo, em um dia de sol, com um amanhecer típico da cidade, para competir na CORRIDA 30-15K. A prova serviu também como treino para a Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro, que reunirá mais de 20 mil apaixonados por corrida de rua no dia 8 de julho. Faltando pouco mais de um mês para a disputa, atletas de várias idades puderam avaliar como está a preparação para prova mais charmosa do mundo.

“O objetivo da prova foi atingido. Vários atletas usaram a competição como treino para as provas da maratona do Rio, e também novos atletas testaram seus limites em distâncias maiores, buscando a coragem e o aprimoramento para participar efetivamente das provas. Cheguei a ouvir relatos de atletas que após a participação, iriam se inscrever na maratona do Rio. Isso é muito gratificante”, analisou Carlos Sampaio, da Spiridon Eventos, organizadora da Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro ao lado da Dream Factory Sports.

Tanto no percurso de 15km quanto no de 30km, a alta temperatura, que logo cedo já beirava os 30 graus, foi a maior dificuldade da competição. Apesar disso, o atleta da equipe Ponto Corrido, Flavio Roberto dos Santos, terminou a prova em 1h53min, seis minutos a frente do segundo colocado, Ricardo de Oliveira, da equipe Rocinha. Em terceiro ficou o atleta do time Nove de Julho, Jorge de Carvalho, com o tempo de 2h07min.

“Este tipo de treino é muito importante, principalmente às vésperas da corrida. Os treinos longos são os mais difíceis de fazer. E em ritmo de prova, é melhor ainda, porque acabamos forçando um pouco mais. Valeu muito ter participado.”, explicou o campeão da prova Flavio Roberto dos Santos.

No feminino, o destaque foi Iara Cristina da Silva, que correu os 30km em 2h40min, mostrando que, mesmo aos 57 anos de idade, ainda tem fôlego de sobra. Em segundo lugar ficou Cristiane Sousa Braga, como o tempo de 2h43min. A atleta Nercy da Costa completou o pódio.

Na prova de 15 km, domínio da equipe Rocinha, com Jussandro Teles Vieira comandando a corrida entre os homens. O atleta completou o percurso em 58m10seg.

“Eu pretendia correr a Maratona do Rio, mas acabei me machucando. Por causa da lesão hoje decidi correr só 15 km”, revelou Jussandro.

Completaram o pódio, Edvan Rodrigues, com o tempo de 58m41seg, seguido de Carlos Henrique de Lima, também da equipe Rocinha, que terminou a corrida em 1h.

Na categoria feminina, mais uma vez destaque para atletas da Rocinha. Com o tempo de 1h10min, Maria Lucia da Silva terminou no lugar mais alto do pódio. Na sequência vieram a companheira de equipe Andressa de Mesquita, seguida por Rosangela da Silva Santos, com os tempos de 1h12 e 1h18, respectivamente.

A Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro segue com inscrições abertas nas distâncias 42km e 6km (Olympikus Family Run). A prova de 21km está com as vagas esgotadas. As três corridas acontecem no dia 8 e julho. A Maratona terá 5.500 atletas, a Meia levará 8 mil corredores à orla carioca e a Olympikus Family Run deverá reunir 7 mil pessoas.