Corrida 10K Rio com o melhor do atletismo na atualidade

Largada em 2011 / Foto: Ronaldo Milagres/MBraga Comunicação

Rio de Janeiro - Os principais corredores de rua do país e atrações do exterior têm encontro marcado neste domingo, no Rio de Janeiro. É a oitava edição da Corrida eu Atleta 10K Rio/Corrida Panamericana, que vai agitar o Aterro do Flamengo a partir das 7h30, com largada em frente ao Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial (Monumento dos Pracinhas), local também da chegada. 

Representantes do Quênia, maior vencedor das sete edições realizadas, Tanzânia, Etiópia, Bolívia e Brasil confirmam esta força da prova, o primeiro grande teste para a Corrida de São Silvestre.Uma das mais fortes e rápidas corridas do calendário nacional, a Corrida Eu Atleta 10K Rio costuma atrair os melhores nomes da modalidade. Além do caráter técnico, ainda há também o fato de ser realizada no Rio de Janeiro, que motiva ainda mais os competidores. A briga pelos primeiros lugares, no masculino e feminino, terá mais um capítulo do duelo entre corredores nacionais e estrangeiros, que tem sido a tônica das provas nos últimos anos.

Os estrangeiros dominam o histórico da Corrida "Eu Atleta"10K Rio. Eles venceram nada menos do que cinco das sete edições realizadas. As conquistas do país foram em 2006, com a dobradinha de Franck Caldeira e Marcia Narloch, em 2007, com o Gladson Barbosa, e 2010, com a Cruz Nonata.

Para tentar recuperar o topo do pódio e diminuir a vantagem estrangeira, o atletismo brasileiro terá várias feras, como o paulista Solonei da Silva, vencedor da Maratona Internacional de São Paulo deste ano, na qual também acabou com o domínio estrangeiro na disputa. Alguns dos melhores nomes do pais estão confirmados para evento.

Outros nomes fortes do país são Paulo Roberto de Almeida Paula, representante do país nos Jogos Olímpicos de Londres, na qual terminou em oitavo lugar; os dois primeiros colocados no ranking da CBAt, Giomar Pereira da Silva e Valdir Oliveira, respectivamente; Giovani dos Santos, melhor brasileiro no ano passado, com quarto lugar e 14º no Mundial de Meia Maratona deste ano; e Damião de Souza, quinto colocado em 2011.

No feminino, a relação de brasileiras também é forte. Tatiele de Carvalho, vice em 2011, está confirmada. Ela terá as companhias de Sueli Pereira Silva, quinta colocada na Meia do Rio de Janeiro em 2012; Marily dos Santos, quinta em 2011 e líder do ranking; Adriana da Silva, que esteve em Londres; Edielza Guimarães e Rosangela Farias.

Estrangeiros

No feminino, a lista de estrangeiras da edição deste ano é encabeçada justamente pela atual vencedora e recordista da prova (34min08seg), a queniana Nancy Kipron, tricampeã da Volta da Pampulha e que também venceu no Rio em 2008. Ainda no feminino destacam-se a também queniana Maurine Kipchumba, terceira colocada na Volta da Pampulha 2010; as tanzanianas Anastazia Ghamaa e Jackline Sakilu, campeã dos 15 Km de Barueri; a etíope Meseret Biratu, que venceu o Circuito Caixa em Curitiba, e a boliviana Vianca Zeballos.

No masculino, o destaque é o queniano Edwin Kipsang Rotich, que vem de duas boas vitórias em outubro, na etapa de Curitiba do Circuito Caixa e na Meia de Pernambuco. Ele terá a companhia de seu compatriota Hillary Kibet, campeão da Meia de Curitiba em 2012; do tanzaniano Ismail Gallet, campeão da Corrida de Tabaraí (SP) e terceiro colocado na Prova Rústica Tiradentes, neste ano, e o etíope Fikre Robi, terceiro colocado na Meia Volta das Nações.

Todos os campeões

2005 - Lawrence Kiprotich(QUE) - 28min55 (recorde)/Margareth Karie(QUE) - 34min14s
2006 - Franck Caldeira (BRA) - 30min10s / Márcia Narloch (BRA) - 35min43s
2007 - Gladson Barbosa (BRA) - 29min50s / Chemtai Rionotukei (QUE) -34min35s
2008 - Nicholas Koech (QUE) - 29min48s / Nancy Kipron (QUE) - 34min33s
2009 - Martin Sule (TAN) - 29min39s / Maurine Jelagat (QUE) - 34min33s.
2010 - Mark Korir (QUE) - 29min18s / Cruz Nonata da Silva (BRA) -34min13s
2011 - Nicholas Kimeli Keter (QUE) - 29min12s / Nancy Kipron (QUE) - 34min08s (recorde da prova)