Circuito da Longevidade 2013 reúne 4 mil corredores em Campinas

 A manhã fria e chuvosa no Parque do Taquaral reuniu 4 mil corredores em Campinas / Foto: Divulgação

Campinas - A manhã fria e chuvosa no Parque do Taquaral favoreceu a vitória do queniano Stanley Kipchirchir Koech e da brasileira Tatiele Roberta de Carvalho na etapa Campinas do Circuito da Longevidade Bradesco Seguros.  
 
“Foi uma ótima corrida, o clima permitiu aumentar o ritmo e o meu desgaste foi menor”, disse Koech. Para Tatiele, o clima não poderia ter sido melhor. “Com essa corrida, provamos que as africanas não são imbatíveis e podemos brigar de igual para igual”, disse a brasileira, que também venceu a etapa São José dos Campos e foi segunda colocada na etapa Marília do Circuito da Longevidade.   
 
Na prova masculina, o segundo lugar coube ao tanzaniano Eliya Daudi Sidame, com Carlos Antonio dos Santos em terceiro, Silvano Lima Pinto em quarto e Luiz Paulo da Silva Antunes em quinto lugar.
Entre as mulheres, o segundo lugar ficou com a queniana Recho Jerubet Kosgei, seguida pela etíope Meseret Legese Biratu. O quarto lugar ficou com Andreia Aparecida Hessel, estreante no Circuito da Longevidade. A quinta posição foi da tanzaniana Catherine Lange Yuku.
 
Esta foi a sexta vez que Campinas recebeu o Circuito da Longevidade Bradesco Seguros, criado em 2007. A corrida reuniu 2 mil inscritos e a caminhada  contou com o mesmo número de participantes. 
Na temporada 2013, esta foi a 4a etapa e a 74a desde o lançamento do Circuito da Longevidade, contabilizando a presença até o momento de 238 mil participantes.  
 
Homenagens - Foram homenageados ainda os corredores e caminhantes mais longevos que participaram da prova. Maria Zaparoli Ricci, de 81 anos, e Vicente Pedrazolli, de 78 anos, foram dois dos corredores que completaram os 6 km. Benedita da Silva Vilaverde (81) foi uma das que caminharam. Ela disse que já é a terceira vez que participa do Circuito e que a atividade física ajuda a evitar doenças. “Ficar parado prejudica a saúde. Melhor é caminhar e participar de atividades como o circuito”, defendeu.
 
FADA recebe o valor da renda do evento - O Fundo de Assistência ao Desporto Amador (FADA), entidade que promove o esporte para pessoas de todas as idades e condições sociais no município, foi beneficiado com o valor equivalente ao arrecadado com as inscrições. A Bradesco Seguros realiza essa ação de responsabilidade social em todas as etapas do Circuito da Longevidade. 
 
Os organizadores também sempre disponibilizam aos participantes um bicicletário, para que possam ir ao evento pedalando, um estímulo à sustentabilidade ambiental. Essa ação integra o Movimento Conviva, que incentiva a convivência harmoniosa entre motoristas, pedestres e ciclistas.
 
A manhã no Parque do Taquaral contou ainda com a apresentação no palco do projeto Trampolim para o Futuro, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campinas, que tem como objetivo motivar a equipe de Campinas de Ginástica de Trampolim, tetracampeã paulista, e sensibilizar a população para a prática da modalidade. O Sesc Campinas também participou do evento, realizando atividades de coordenação motora baseadas nos exercícios do método Ivaldo Bertazzo.  A próxima prova do Circuito da Longevidade Bradesco Seguros será realizada em São José do Rio Preto, no domingo, 30 de junho. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em corridadalongevidade.com.br.
 
Confira o Resultado da Etapa de Campinas: 
 
Masculino
 
1 Stanley Kipchirchir Koech (Quênia) 00:16:52
2 Eliya Daudi Sidami (Tanzânia) 00:17:14
3 Carlos Antônio dos Santos 00:17:30
4 Silvano Lima Pinto 00:17:39
5 Luiz Paulo da Silva Antunes 00:17:52
 
Feminino
 
1 Tatiele Roberta de Carvalho 00:19:58
2 Recho Jerubet Kosgoi (Quênia) 00:20:13
3 Meseret Legese Biratu (Etiópia) 00:20:17
4 Andréia Aparecida Hessel 00:20:24
5 Catherine Lange Yuku (Tanzânia) 00:20:27