Casal conta em livro Aventura por 5 mil km em Santa Catarina

Casal conta viagem de 120 dias no livro “Aventura aos 60 anos – Correndo por 5 mil km em Santa Catarina” / Foto: Divulgação

Florianópolis - Carlos Duarte sentiu um nó na garganta ao perceber que faltava apenas um quilômetro para a chegada, na ciclovia da avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. O céu azul e a temperatura agradável completavam o cenário do dia que marcou o fim da jornada de 120 dias correndo e pedalando pelos 293 municípios de Santa Catarina: 27 de setembro de 2011, seu aniversário de 60 anos. 
 
Maria de Fátima Duarte, sua esposa, o alcançou quando restavam 300 metros, o suficiente para que entregasse a bandeira do Estado e cruzassem, juntos, a linha de chegada. A aventura está registrada no livro escrito pelos dois, em forma de diário, “Aventura aos 60 anos – Correndo por 5 mil km em Santa Catarina”, que será lançado na próxima sexta-feira, 19 de abril, às 11h, no Hotel Majestic, um dia antes da 18ª Volta à Ilha ASICS, corrida de revezamento organizada pela empresa do casal, a Eco Floripa Eventos Esportivos.
 
Os Duarte são ex-professores de Educação Física e começaram a planejar o roteiro da viagem dois anos antes, em 2009. Partindo de Florianópolis, Carlos correu e pedalou por 5 mil quilômetros. Enquanto isso, Maria de Fátima o acompanhava com o carro de apoio, dirigindo por 10 mil quilômetros para dar suporte logístico, físico e psicológico em todas as horas. 
 
“As pessoas me perguntam muito por que decidi partir para essa aventura, mas não tenho uma resposta objetiva. Sempre gostei de desafios e conhecer lugares diferentes, acho importante conhecer a nossa terra. Quis testar a minha capacidade, mostrar que com essa idade temos condições de fazer muitas coisas”, conta Carlos. Ele também é idealizador de outras corridas promovidas pela Eco Floripa e um grande incentivador do esporte, mas não recomenda o desafio para pessoas sem preparo físico. “Planejamos tudo com cuidado, acertamos todos os detalhes para que eu conseguisse completar o percurso”, explica.
 
Juntos há 35 anos, o casal comemora o lançamento do livro que decidiram escrever durante a viagem. Além da experiência que tiveram em cada um dos municípios visitados, registrada em forma de diário, também foram acrescentados dados e informações curiosas de cada uma dessas cidades. “Santa Catarina ganhou um registro minucioso, uma fotografia viva no ano de 2011”, define Luiz Antonio Duarte, o irmão mais velho de Carlos, no prefácio do livro. Mas, de acordo com Carlos, os dois não pretendem parar por aí. Entre os planos de aventura, o próximo passo será voltar aos lugares que passaram muito rápido, que não foram tão explorados, como Nova Veneza, no Sul do Estado.
 
Volta à Ilha consciente - A organização da corrida que toma emprestados 140 km do contorno da Ilha de Santa Catarina também está de olho na preservação das belezas naturais de Florianópolis. Todo o lixo produzido durante a prova, como copos descartáveis e latinhas, é recolhido e encaminhado a uma empresa de reciclagem. No regulamento também está previsto que os atletas que jogarem lixo fora dos locais adequados serão penalizados com acréscimo de tempo na cronometragem da 18ª edição do Volta à Ilha ASICS, que será realizado no dia 20 de abril, com largada e chegada no trapiche da avenida Beira-Mar Norte. 
 
O papel reciclado é utilizado em todo o material impresso do evento, como revista, mapa e jornal dos resultados. Além disso, a sinalização da prova é retirada imediatamente após o último atleta passar, inclusive as marcações nas trilhas.
Solidariedade
 
A Eco Floripa Eventos Esportivos doou parte do valor da inscrição de cada atleta para a Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação - Serte, localizada no bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis. Atualmente, a Serte atende a 63 velhinhos no Lar Irmão Erasto e a 25 crianças no Lar Seara da Esperança. Tem ainda um educandário, o Lar de Jesus, para 120 alunos da comunidade. Cestas básicas e roupas também foram doadas pela Eco Floripa para a comunidade carente de Foz do Rio, em Biguaçu. 
 
Confraternização - Entre os dias 18 e 21 de abril será realizada uma feira de exposições e venda de artigos esportivos, no Majestic Palace Hotel. No mesmo local, dia 21 de abril (domingo), às 9h30min, haverá a entrega de premiação aos atletas vencedores do 18° Revezamento Volta à Ilha ASICS. Esses dois momentos serão mais uma forma de integração e confraternização entre os atletas, seus familiares e convidados. Informações adicionais sobre o evento podem ser obtidas no site http://www.ecofloripa.com.br/voltailha. 
 
 
Prêmios - No ano passado, o Revezamento Volta à Ilha ASICS recebeu o prêmio “Destaque do Esporte” pelo Florianópolis Convention & Visitors Bureau. Também em 2012, a edição da Revista Viagens e Turismo, de 2012, premiou a prova como a 5ª melhor corrida do mundo. Já a Revista O2 entregou o troféu de “Evento de corrida mais admirado do Brasil”, nos anos de 2007, 2008 e 2009, ao organizador do evento, Carlos Duarte. Esse reconhecimento foi destacado também por outras importantes revistas especializadas do ramo. A Revista Mens´s Health a elegeu, em 2007, como a “Melhor Corrida do Brasil”, deixando a Corrida de São Silvestre no segundo lugar. Em 2006 e 2007, os leitores da Revista Running Brasil consideraram a prova como o “Melhor Evento de Aventura” do país.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook