Brasileira mais rápida em 2011, Sueli Pereira é favorita em Porto Alegre

Campeã em Porto Alegre / Foto: Luiz Doro / adorofoto

São Paulo - A etapa mais rápida do Circuito de Corridas CAIXA vai receber, neste domingo (2/9), a fundista que se destacou como a mais veloz do País na última temporada, acirrando a disputa na elite feminina. Sueli Pereira fará sua primeira participação na edição 2012 do circuito em Porto Alegre, cidade onde estabeleceu, em 2011, o segundo melhor tempo da história da competição, entre as brasileiras. A prova terá largada às 9 horas na Av. Edvaldo Pereira Paiva, no Parque Marinha do Brasil, e percursos de 5 km e 10 km. 
 
Sueli Pereira bateu dois recordes no Circuito CAIXA 2011, em Goiânia e Campo Grande, e foi a brasileira mais bem colocada em outras quatro etapas - Uberlândia (3ª), Curitiba (2ª), Ribeirão Preto (2ª) e Brasília (2ª). Em Porto Alegre, foi a primeira a cruzar a linha de chegada, com 34min19, marca que, entre as brasileiras, é inferior apenas à de Ednalva Laureano da Silva, a Pretinha, recordista do País na competição com 33min46 (2007). Com os ótimos resultados, terminou a temporada 2011 na vice-liderança do ranking nacional de corrida de rua.
 
Já neste ano, a goiana de Jataí focou sua estratégia de treinamento nas provas mais longas. Sueli disputou apenas quatro corridas e alcançou o pódio em duas - foi 4ª geral e 2ª brasileira na Meia Maratona de São Paulo, e 5ª geral e 2ª brasileira na Meia Maratona do Rio de Janeiro - conquistas que já a levaram à oitava posição do ranking nacional, com 115 pontos.
 
"A Sueli passou cerca de 40 dias treinando na altitude de Cochabamba, na Bolívia, para ganhar resistência. Estávamos fazendo um trabalho focado na Meia Maratona do Rio de Janeiro, e ela conseguiu o seu objetivo, que era o de ficar no pódio. Agora, passamos aos treinos de velocidade, pensando nas provas do Circuito CAIXA", explica o técnico Ronaldo Quirino.
 
De acordo com Ronaldo, a meta em Porto Alegre será aproveitar o percurso plano e o clima mais ameno da cidade para lutar pelas primeiras posições, sem a pressão de estabelecer novas marcas. "É uma situação bem diferente do ano passado, quando estávamos focados no Circuito CAIXA. Desta vez, a Sueli está chegando com a competição já em andamento, e sabe que terá adversárias muito fortes. Vamos começar a pensar em recordes depois desta etapa, no Rio Grande do Sul, quando a Sueli será melhor avaliada", ressalta o treinador.
 
Sueli também não descarta voltar a Cochabamba, depois da etapa gaúcha do Circuito CAIXA, para reforçar o treinamento. O principal objetivo da fundista, que ainda deve disputar outras provas da competição, é a Corrida de São Silvestre, no final do ano.
 
 
Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.