Atleta brasileiro e queniana vencem Circuito em Curitiba

Luiz Paulo da Silva Antunes vence a prova masculina em Curitiba / Foto: Divulgação

Curitiba - Depois de uma disputa acirrada com mais três atletas durante toda a corrida, o brasileiro Luiz Paulo da Silva Antunes, de Guaratinguetá (SP), venceu os 6 km da etapa Curitiba do Circuito da Longevidade Bradesco Seguros. O evento foi realizado na manhã deste domingo, 11 de novembro, no Parque Tingui.

No pelotão feminino, a vencedora Ednah Mukhwana, do Quênia, teve menos trabalho para chegar em primeiro lugar. Ela liderou a prova do início ao fim. Luiz Paulo disse que o resultado o surpreendeu. “Estava com muito receio de ser ultrapassado pelo Marcelo Cabrini (segundo colocado) e pelo Abubaka Hamisi (terceiro lugar, atleta da Tanzânia). Mas conheço um pouco o estilo deles e usei de algumas estratégias para vencer”, afirmou.

A pista, com muitas subidas e curvas, num percurso que mistura grama com asfalto, foi considerada difícil pelos atletas. “Senti muita dor e me desgastei muito, não foi nada fácil essa prova”, disse Cabrini, atleta patrocinado pelo Grupo Bradesco Seguros.

Ednah também revelou que o percurso foi o maior desafio que enfrentou na etapa Curitiba. “O clima está ideal, mas a pista tem muitos obstáculos, não é simples”, destacou. Para Eliane Luanda, de Rio Claro (SP), segundo lugar, além da pista, a adversária do Quênia foi quem a preocupou muito durante a disputa. “Mal cheguei perto dela, é uma corredora muito forte. Por isso estou bem feliz com o resultado.”

Foram 2 mil inscritos para esta etapa, a segunda realizada em Curitiba. Em seguida à corrida, saíram os caminhantes, também duas mil pessoas estiveram presentes. Eles percorreram 3 km. Para animar o público, o grupo Heart Dance, do Centro de Lazer Fazendinha, apresentou coreografias de dança no palco. Fechando a manhã, a banda Crepe Suzette tocou seus sucessos.

Homenagens para os mais longevos da corrida e caminhada - Sebastião Ferreira da Silva, de 80 anos, foi o corredor mais longevo a participar da etapa Curitiba. Ele pratica o esporte há 30 anos e disse que correr lhe traz muita alegria e ânimo para viver. O mesmo entusiasmo pela corrida têm Edith Kistzberger e Almira Castilho de Lima, ambas de 73 anos.

“Graças ao exercício físico, que faço com frequência há mais de 15 anos, tenho uma saúde de ferro, não tomo remédio nenhum e vivo com muita qualidade”, disse Almira. Edith corre há 10 anos e pratica várias outras modalidades de esporte. “Gosto de me mexer, não consigo ficar parada e adoro estar perto de outras pessoas. O exercício me possibilita tudo isso.”
Entre os caminhantes, os destaques foram Maria da Luz, de 76 anos, e Waldir Pereira, de 77 anos.

O Instituto Gui Darin, entidade que atende crianças e jovens em situação de risco social, recebeu o valor equivalente ao arrecadado com as inscrições na etapa Curitiba, em mais uma ação de responsabilidade social do Grupo Bradesco Seguros.

No dia 16/12, no Rio de Janeiro, será encerrada a temporada 2012 do Circuito da Longevidade Bradesco Seguros. Até o final do ano, o evento, criado em 2007, terá somado 70 etapas, reunindo ao todo aproximadamente 225 mil pessoas, em 19 cidades e 8 estados, além do Distrito Federal. Desde 2011, a iniciativa tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.