Brasileira e queniano vencem Circuito Longevidade em Porto Alegre

Kiprono Kimosop vence a prova masculina em Porto Alegre  / Foto: Divulgação

Porto Alegre - A disputa pelo pódio na etapa Porto Alegre foi marcada por um acirrado duelo nos dois pelotões. Entre as mulheres, a brasileira Tatiele Roberta de Carvalho levou o primeiro lugar depois de lutar por alguns quilômetros com a queniana Maurine Kipchumba, segunda colocada. 
 
“Estou muito feliz com esse pódio, pois não estava esperando ganhar aqui”, comemorou Tatiele, atleta de Poços de Caldas (MG). “É a terceira vez que fico em primeiro lugar numa prova do Circuito da Longevidade Bradesco Seguros”, afirmou.
Maurine disse que a adversária mereceu a vitória. “Ela correu muito no final, foi uma disputa forte.” Elaine Luanda Cardoso, a terceira a chegar, também considerou o nível da prova alto. “Foi um terceiro lugar bem suado.”
 
O primeiro lugar masculino foi conquistado depois de muita disputa entre Kiprono Kimosop e os brasileiros Carlos Antonio dos Santos e Marcelo Cabrini, atleta Bradesco Seguros. Eles brigaram pela vitória durante a maior parte do percurso. Nos quilômetros finais, Kimosop saiu na frente, vencendo com 2 segundos de vantagem em relação ao segundo colocado, Carlos Antonio. “Os adversários são fortes, mas, fora isso, a prova foi fácil, o percurso é muito rápido e plano”, disse Kimosop.
 
O brasileiro melhor colocado vibrou com o segundo lugar. “Foi meu melhor tempo em todas as provas do Circuito da Longevidade, estou muito satisfeito”, disse Carlos Antonio. Cabrini elogiou a performance dos companheiros. “Eles são fantásticos. Chegar em terceiro lugar estava dentro das minhas expectativas nesta prova, pois venho de uma lesão recente”, declarou.
 
A manhã esportiva reuniu 2 mil pessoas na corrida às margens do Rio Guaíba, no Parque Marinha do Brasil. Após a disputa, foi a vez dos caminhantes – um grupo formado por 2 mil inscritos – percorrerem 3 km. Os participantes puderam escolher a cor da camiseta, de acordo com sua preferência no futebol: vermelha ou azul.
 
Longevos são homenageados - Daniel Mietlicki, de 84 anos, foi o corredor mais longevo da prova de 6 km. Ele corre desde 1970, mas antes disso já fazia outras atividades esportivas, sempre pela equipe do Grêmio. Ainda trabalha – é dono de uma oficina mecânica – e tem uma ótima saúde. “Devo tudo ao esporte, tenho muita energia.” 
 
Na ala feminina, as homenagens foram para Zélia Casanova Marques, de 73 anos, corredora da equipe Gurias do Iapi. Entre os longevos que caminharam, os destaques foram Luiz Arthur Giacobbo, de 88 anos, Teresa Beltrami, de 87 anos, e Therezinha Pastorini Kepler, de 82 anos.
 
O mesmo valor arrecadado com as inscrições na etapa Porto Alegre foi integralmente revertido à AAGITES – Associação dos Amigos do Ginásio Tesourinha, entidade que apoia iniciativas esportivas para grupos de terceira idade. A manhã no Parque Marinha do Brasil contou ainda com a animação da banda Crepe Suzete e apresentação de dança do grupo Beija-Flor. 
 
O Circuito da Longevidade Bradesco Seguros foi criado em 2007 e já reuniu 208 mil participantes. Porto Alegre foi a 11ª. cidade a receber o evento este ano, que conta com 14 etapas. As próximas provas serão em São Paulo (4/11); Curitiba (11/11) e Rio de Janeiro (16/12).
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook