6º Volkswagen Run: estrangeiros têm hegemonia na disputa

Percurso/ Foto: Divulgação/Latin Sports

São Paulo - A sexta edição do Volkswagen Run será no dia 9 e dezembro, em São Bernardo do Campo. A disputa, de 10 km, percorrerá parte da fábrica da montadora no país e reunirá destaques da modalidade no país e também do exterior. A prova já é uma referência no calendário e tem como meta incentivar a prática esportiva. Será, sem dúvida, mais um capítulo no duelo entre brasileiros e estrangeiros, sendo que os corredores de outros países tem dominado a disputa, com quatro vitórias.

As inscrições para a prova já estão esgotadas, atingindo os 4.500 atletas. A retirada dos kits será nos dias 5 e 6 de dezembro, somente na concessionária Volkswagen Haus (Avenida Cidade Jardim, 350, Jardins, São Paulo), das 10h às 20h, e 7 e 8 de dezembro, na concessionária Avel (Rua Dr. José Fornari, 550, Ferrazópolis, São Bernardo do Campo), das 9h às 19h na sexta, e das 10h às 18h no sábado.

Em cinco edições realizadas, o atletismo nacional esteve no topo do pódio em duas oportunidades, sendo uma no masculino, com Marilson dos Santos, em 2007, e uma no feminino, com Fabiana da Silva, em 2008. Nas demais edições, somente vitórias estrangeiras: 2007, Nancy Kipron (Quênia); 2008, Chemwolo Mutai (Quênia); 2009, Martin Suelle (Tanzânia) e Eunice Kirwa (Quênia); 2010, Kiprop Mutai (Quênia) e Chemutai Rionotukei (Quênia); e 2011, Hillary Kibet (Quênia) e Jackelyne Vhemwek (Quênia).

Única prova pedestre promovida dentro de uma fábrica e aberta ao público, a Volkswagen Run se destaca das demais por seu roteiro, passando pela linha de montagem. Além disso, o evento consegue passar os três pilares da montadora: estreitar o relacionamento com a comunidade e clientes e reforçar a saúde e a qualidade de vida. Tais pontos fazer da disputa uma referencia em apenas cinco anos de existência.