Revezamento Volta de São Francisco: estratégia e preparação para superar os 90 km

Com mais de 800 corredores inscritos, 15ª edição da prova movimenta cidade mais antiga de Santa Catarina / Foto: Gabriel Heusi/Heusi ActionCom mais de 800 corredores inscritos, 15ª edição da prova movimenta cidade mais antiga de Santa Catarina / Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action

São Francisco do Sul - O sábado promete ser agitado na cidade mais antiga de Santa Catarina. Pelo décimo quinto ano consecutivo acontece o Revezamento Volta de São Francisco que desafiará mais de 800 corredores em um percurso de 90 km entre praias, trilhas, dunas e outros tipos de terreno. Além da preparação, um ponto fundamental para o sucesso das equipes na prova é a parte estratégica.
 
“Em um revezamento, seja ele feito em trio ou sexteto, é preciso que as equipes tenham bons atletas no asfalto, outros em trilhas e outros em praia. Conhecer os atletas da equipe e saber onde cada um desempenha seu papel da melhor maneira é imprescindível”, explica o treinador Ricardo Sardá, que contará com quatro sextetos e cinco trios na prova deste sábado.
 
Além de identificar bem as qualidades de cada atleta, Ricardo Sardá explica também que é preciso que cada corredores esteja habituado ao tipo de terreno que enfrentará no dia da prova. “O interessante seria que o atleta pudesse treinar pelo menos uma vez por semana em terrenos parecidos com o percurso ou no próprio local da prova. Se não temos praia ou trilhar por perto, vai de cada treinador desenvolver treinos em morros ou ladeiras, por exemplo, bem como gramados para treinar valências e músculos a serem utilizados no dia da prova. A alternância em terrenos é primordial em provas deste tipo”.
 
Considerada umas das principais provas do gênero o Revezamento Volta de São Francisco conta com dez categorias em disputa - Aberta, Aberta Mista, Feminina, Veterana, Francisquense, Participação, essas com equipes compostas por seis ou sete atletas, Trio Masculino, Trio Feminino, Trio Misto e Trio Veterano - passando por 15 trechos, sendo que estes são divididos em diferentes distâncias cada qual com um nível de dificuldade e percursos distintos.
 
Resultados 2017 
 
Campeão Geral: Madero Running Team (PR) – 5h25m21s
Campeão Aberta: Nossa Saúde (PR) – 5h31m29s
Campeão Aberta Mista: Copel Pura Energia (PR) – 6h33m09s
Campeã Feminina: Clube de Corrida Formacco (SC) – 7h03m54s
Campeã Francisquense: Bombeiros Militar 01 (SC) – 6h45m56s
Campeão Veterana: Amigos do Freire/Carbono (PR) – 6h37m11s
Campeão Trio Feminino: Rainhas Meirelles Assessoria 2 (PR) – 7h41m08s
Campeão Trio Masculino: V8 Assessoria Esportiva (PR) – 5h51m14s
Campeão Trio Misto: Carijós (SC) – 6h21m13s
Campeão Trio Veterano: Clube de Corrida Formacco (SC) – 6h11m25s
 
Serviço
Prova: 15º Revezamento Volta de São Francisco
Local: Centro, São Francisco do Sul (SC)
Data: 1/9/2018
Horário: entre 7h e 08h15
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook