Quenianos são campeões da Corrida de São Sebastião 2018

Tradicional prova reuniu 5 mil corredores no Aterro do Flamengo para uma grande homenagem ao padroeiro da Cidade Maravilhosa / Foto: Claudio TorósTradicional prova reuniu 5 mil corredores no Aterro do Flamengo para uma grande homenagem ao padroeiro da Cidade Maravilhosa / Foto: Claudio Torós

Rio de Janeiro - A Corrida de São Sebastião reuniu 5 mil pessoas entre amadores e atletas de elite no Aterro do Flamengo, neste sábado, dia 20 de janeiro, para uma grande festa do esporte em homenagem ao padroeiro da Cidade Maravilhosa. Mas quem teve motivo para comemorar foram os quenianos Paskalia Kipkoech e Edwin Rotich, campeões da prova de 10km no feminino e masculino, respectivamente.
 
"É a Segunda vez que eu corro no Rio de Janeiro mas a primeira na São Sebastião. Estava muito calor durante a corrida mas estou muito feliz com essa vitória", disse Rotich. 
 
Completaram o pódio no masculino, Paul Kipkemoi (QUE), Gilmar Lopes, Giovani dos Santos e Valério Fabiano.
 
"A prova aqui é uma grande festa. Já perdi as contas de quantas vezes fui segundo colocado nessa prova, mas ainda não desisti de ser campeão. Uma hora vai chegar! Mesmo com o calor, a torcida vibrou, nos apoiou e foi um gás a mais para nós", disse Gilmar, o melhor brasileiro na prova, na terceira colocação, apenas 20 segundos atrás de Rotich.
 
No feminino, além de Kipkoech, subiram ao pódio Esther Kakuri (QUE), Leah Jerotich (QUE), Géssica Ladeira e Adriana Domingos Silva.
 
"Estou começando o ano com o pé direito. Corri os 10km da São Sebastião quando tinha 17 e só agora corri novamente. É muito gratificante conseguir voltar e ser a brasileira mais bem colocada é muito gratificante", disse Géssica, de 23 anos.
 
A festa começou antes mesmo da largada com a benção do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, e com uma homenagem a Carlos Sampaio, organizador da São Sebastião nos últimos 17 anos e que faleceu em dezembro do ano passado. Organizadores e corredores soltaram balões brancos.
 
"Que essa corrida seja um momento de paz e fraternidade. Como São Sebastião, que nós saibamos superar as dificuldades, com amor. Que Deus abençoe vocês, corredores, e suas famílias", disse Dom Orani Tempesta.
 
No próximo domingo, será realizada uma versão Kids da prova, a Corrida de São Sebastiãozinho. O evento para as crianças de 3 a 14 anos acontece no domingo, dia 28 de janeiro, no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Engenho de Dentro. A prova é dividida em sete faixas etárias com distâncias adequadas a cada idade que variam de 25 a 800 metros. Todos os participantes receberão medalhas e o evento ainda contará com oficina de jogos, brinquedos, personagens, animação e sorteio de brindes.
 
 
RESULTADOS
10km
Feminino
1ª – Paskalia Chepkorir Kipkoech (QUE)- 33:44
2ª – Esther Chesang Kakuri (QUE) – 33:59
3ª – Leah Jerotich (QUE) – 34:30
4ª – Géssica Ladeira – 36:38
5ª – Adriana Domingos Silva – 37:36
 
Masculino
1º - Maxweel Kortek Rotich (QUE) – 29:35
2º - Paul Kipkorir Kipkemoi (QUE) – 29:48
3º - Gilmar Silvestre Lopes – 29:55
4º - Giovani dos Santos – 30:04
5º - Valério de Souza Fabiano – 30:31
 
5km
Feminino
1ª – Solange Maria Mariano – 18:59
2ª – Marcia Narloch – 19:23
3ª – Vera Betânia Bazílio Rosa – 19:54
4ª – Maria Júlia da Silva – 20:01
5ª – Ana Paula de Souza – 20:04
 
Masculino
1º - Ronaldo Jeferson de Arruda Lopes – 15:18
2º - Rodrigo Lira – 15:40
3º - Welerson Rafael Pires do Nascimento – 15:56
4º - Auderi Moreira Duarte – 16:03
5º - Fabiano Moreira dos Santos – 16:08
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook