Pinheiros classifica dois atletas para a New Balance Mile de Nova York

Inédito no Brasil, evento realizado no Pinheiros seguiu os padrões da tradicional 5th Avenue Mile, com percursos de 1,609 km / Foto: Divulgação/New BalanceInédito no Brasil, evento realizado no Pinheiros seguiu os padrões da tradicional 5th Avenue Mile, com percursos de 1,609 km / Foto: Divulgação/New Balance

São Paulo - O Pinheiros proporcionou neste domingo (26), experiência inédita aos seus associados e participantes da Mile Challenge, organizada pela New Balance na pista de atletismo do clube. Pela primeira vez fora dos Estados Unidos, evento seguiu os padrões da 5th Avenue Mile, de Nova York e levou mais de 600 atletas de várias categorias para as disputas de 1,609 km.
 
Os vencedores da elite, Valdilene dos Santos Silva e Carlos de Oliveira Santos, ambos pinheirenses, receberam como prêmio, pacote completo para correr a prova de Nova York no segundo semestre de 2018, também organizada pela New Balance, patrocinadora do atletismo do Pinheiros. Valdilene venceu a milha com 4m58, enquanto Carlos obteve o tempo de 4m01.   
 
Especialista em maratonas e meias maratonas, Valdilene sobrou na pista em relação às adversárias e terá a chance inédita de correr em Nova York. “Estou feliz pela oportunidade de disputar uma prova tão tradicional em pleno à Quinta Avenida. Corri a milha pela primeira vez no Brasil e me senti muito bem na prova”, contou Valdilene, de 25 anos, a mais jovem atleta brasileira a correr uma maratona internacional abaixo de 2h40, registrando 2h36 com sétimo lugar em Hamburgo, Alemanha.   
 
Para Carlos, a conquista da vaga para a New Balance 5th Avenue Mile também é uma oportunidade única. “É um sonho que irá se realizar. Já treinei na Bolívia, Colômbia e Argentina, mas nunca fui a Nova York. E não irei para passear. Quero ficar entre os cinco primeiros, afirmou o fundista do Pinheiros, campeão dos 1.500m no Troféu Brasil de 2016 e vice em 2017.
 
O recordista mundial da milha é o marroquino Hicham El Guerrouj, com o tempo de 3m43s13, estabelecido na Itália, em 1999. Entre as mulheres, a melhor marca mundial pertence à russa Sdetlena Masterkova, com 4m12s56, obtida em 1996 na Áustria. No Brasil, os recordistas são: Hudson de Souza, com 3m51s05, em 2005 na Noruega, e Soraya Vieira Telles, com 4m30s05, em 1988, na Eslováquia.
 
Experiência vitoriosa - Ao longo das seis horas da Mile Challenge, a arquibancada da concorrida pista de atletismo do Pinheiros esteve lotada. Para a New Balance o evento atingiu a meta. “Tivemos o cuidado de adaptar às condições do Pinheiros, logística semelhante à da 5th Avenue Mile. Apesar de as inscrições abertas em cima da hora, preenchemos todas as categorias, e com atletas de elevado nível técnico”, comemorou a gerente de marketing da New Balance, Mariana Pires.
 
Paralelamente às disputas, outras atividades foram oferecidas aos atletas e ao público no gramado central da pista: Club Físio, food bikes, gravações em medalhas, oferecendo ambiente propício ao atletismo. A competição foi aberta também às categorias amadoras dos 16 aos 76 anos. “O Brasil e o Pinheiros foram pioneiros. A ideia agora é de expandirmos para outros países, criando um evento mundial”, revelou a head de calçados esportivos para a América Latina, Silvia de Feo. “Foi um belo piloto”.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook