2ª Corrida e Caminhada Autismo & Realidade recebe inscrições até quinta-feira

Esporte e inclusão social estarão mais uma vez juntos no dia 1º de abril, em São Paulo / Foto: Sérgio Shibuya/MBraga ComunicaçãoSão Paulo - No dia 1ª de abril, atletas de todas as idades estarão contribuindo para diminuir a desinformação sobre o autismo, distúrbio de desenvolvimento que afeta milhares de crianças no mundo.

Isso será feito com a participação da 2ª Corrida e Caminhada Autismo & Realidade pela Conscientização, uma realização da ONG Autismo & Realidade e da Origem, com organização do Ideeia - Instituto de Desenvolvimento do Esporte, Educação, Inclusão, Arte, Cultura e Sustentabilidade. O evento tem como objetivo aprofundar, divulgar e destacar o conhecimento sobre o autismo, que hoje afeta cerca de 1 milhão de pessoas no Brasil.

As inscrições para o evento, que mescla de esporte e inclusão social, terminam nesta quinta-feira, dia 29, pelo site oficial,
www.ideeia.org.br. São três opções: uma corrida de 8 km, uma caminhada paga de 3 km e uma caminhada gratuita de 3 km, todas com largada, a partir das 7h, e chegada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, na Ponte Estaiada.

Corrida e caminhada paga terão o valor da inscrição (R$ 40,00 por pessoa), revertido para ações de capacitação e pesquisa em prol da Autismo & Realidade Associação de Estudos e Apoio. No site oficial também há várias formas de doação que podem ser combinadas com a participação. Este ano o evento conta com uma atração super especial, um pocket show do John Kip.

Como aconteceu na primeira edição, a Ponte Estaiada estará colorida de azul, a cor que simboliza a luta com o autismo. O evento marca as comemorações do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, no dia 2 de abril, data proclamada pela ONU em 2008. A meta é alertar a população sobre a complexidade do assunto, a necessidade de mais pesquisas e a importância da inclusão social.

O autismo, distúrbio de desenvolvimento que afeta milhares de crianças no mundo, foi descrito pela primeira vez, em 1940, pelo psiquiatra americano Leo Kanner (1894-1891) e pelo pediatra austríaco Hans Asperger (1906-1980).