Tudo pronto para o Tour do Rio 2013

Kleber Ramos foi o atleta mais regular durante os cinco dias de competição em 2012 / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Os fãs de ciclismo já estão em contagem regressiva para a principal competição da modalidade estrada no Brasil: o Tour do Rio. Nesta edição de 2013, o evento, que ocorre entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, passará por 19 cidades cariocas e receberá 17 equipes do mais alto nível – dez nacionais e sete estrangeiras.
"Estamos na quarta edição da maior competição de ciclismo do Brasil e maior evento da América Latina. Contamos com importantes times estrangeiros e as principais equipes do país. O Tour do Rio é mais que uma prova. Difundir a cultura da bicicleta no país é uma das nossas missões. Realizamos uma série de ações sustentáveis, além de 8 provas anuais que chamamos de Pré Tour (Copa Rio de Janeiro ), que crescem entre 200 a 300% por ano em participação e que colocaram o Brasil na rota mundial do ciclismo". – comenta Luisa Jucá, idealizadora do Tour do Rio e Presidente do Instituto Faça.
 
O percurso do Tour do Rio 2013 é dividido em cinco etapas. O ponto de partida é na Barra da Tijuca, na capital do estado, e o primeiro destino é a paradisíaca Angra dos Reis. O trecho entre Angra dos Reis e Volta Redonda, de onde sai a segunda etapa, não tem competição e os atletas percorrem nos carros das equipes. Da “Cidade do Aço” eles partem para Três Rios, passando por cinco municípios, quase na fronteira com Minas Gerais. No terceiro dia, os atletas seguem em direção a Teresópolis, Região Serrana do Rio, o trecho com maior altimetria da competição. A quarta etapa tem a distância mais curta do Tour, trecho que separa Teresópolis de Rio das Ostras, na Região dos Lagos. O último e decisivo percurso da edição 2013 sai de Rio das Ostras em direção ao disputado pódio, na cidade do Rio de Janeiro, passando pela Ponte Rio-Niterói, a maior ponte da América Latina.
 
 “Para a Secretaria de Esporte e Lazer, é muito importante saber que o Rio, e, mais especificamente, o interior do Estado, será palco de uma competição que trará a cidades fluminenses atletas tão importantes e vitoriosos do ciclismo. Os exemplos de superação e conquista são muito valiosos para que possamos fazer com que o esporte conquiste de vez os corações de nossas crianças e jovens. Fazer com que eles tenham contato com campeões brasileiros e mundiais no Tour do Rio é motivá-los para a boa prática de qualquer atividade esportiva”, afirmou André Lazaroni, Secretário de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro.
 
Entre os estrangeiros, dois são os grandes destaques: Óscar Sevilla e Walter Pérez. Aos 36 anos, o espanhol Óscar Sevilla, vice-campeão da Vuelta España 2001 e o melhor jovem do Tour de France 2001, será o líder da equipe EPM-UNE (Colômbia), a campeã do Tour do Rio em 2011. O recente título de Sevilla na Vuelta Colombia comprova que os anos não apagaram suas qualidades. O argentino Walter Pérez, por sua vez, possui um invejável currículo em Jogos Olímpicos, com nada menos do que cinco participações (96/00/04/08/12) e a medalha de ouro em Pequim. Pérez será o líder da Buenos Aires Província, equipe argentina conhecida como “Cascos Naranjas”.
 
Ao lado de Fabiano Mota (FW Engenharia / Amazonas Bike / Aços Mil / Prefeitura de Santa Maria Madalena-RJ), atual líder do ranking brasileiro, e Kleber Ramos da Silva (Clube Dataro de Ciclismo / Maxxis Calypso / Bottecchia), que tentará o bicampeonato do Tour do Rio, um outro brasileiro merece os holofotes antes mesmo do início da competição. É Rafael Andriato, integrante da equipe italiana Vini Fantini Selle Italia e que recentemente se destacou no Giro d’Italia 2013, uma das principais competições do planeta, ao conquistar as categorias meta-volante e fuga. Em 2009, Andriato foi o vencedor do Prêmio Brasil Olímpico na modalidade Ciclismo Estrada.
 
“O nível do Tour do Rio sempre foi ótimo, mas, este ano, em especial, o ‘caldo engrossou’. As equipes internacionais foram escolhidas a dedo e a competição vai ser de perder o fôlego”, disse o Presidente da FECIERJ, Cláudio da Silva Santos, que completou: “O Tour já virou referência pela qualidade técnica dos competidores estrangeiros, e é muito legal ver que os ciclistas brasileiros, cada vez mais, guiam sua preparação pensando na competição”.
 
Confira as Equipes do Tour do Rio 2013:
 
FW ENGENHARIA / AMAZONAS BIKE / AÇOS MIL / PREFEITURA DE SANTA MARIA MADALENA - SANTA MARIA MADALENA (RJ)
CLUBE DATARO DE CICLISMO / MAXXIS CALYPSO / BOTTECCHIA - CASCAVEL (PR)
FUNVIC / BRASILINVEST / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)
SÃO FRANCISCO SAÚDE / AÇUCAR CARAVELAS / GOLD MEAT / SME - RIBEIRÃO PRETO (SP)
IRONAGE / COLNER / PENKS - SOROCABA (SP)
GRCE CICLISMO MEMORIAL / PREFEITURA DE SANTOS - SANTOS (SP)
SÃO LUCAS / GIANT / CELUCAT / AMERICANA - AMERICANA (SP)
DSW AUTOMOTIVE / SUZANO - SUZANO (SP)
VELO / GIANT / SEME / RIO CLARO - RIO CLARO (SP)
BARUERI / PENKS / NEW MILLEN / VZAN / MAXXIS / DKS - BARUERI (SP)
VINI FANTINI SELLE ITALIA - ITÁLIA
WORLD CYCLING CENTRE AFRICA MTN QHUBEKA FEEDER - ÁFRICA DO SUL
TEAM NOVO NORDISK - ESTADOS UNIDOS
 EPM–UNE - COLÔMBIA
TEAM RPM – ECUADOR - EQUADOR
OFM / QUINTA DA LIXA / GOLDENTIMES - PORTUGAL
BUENOS AIRES PROVINCIA - ARGENTINA
  
Confira o Calendário Tour do Rio 2013:
 De 28 de agosto a 01 de setembro de 2013
 Cinco Etapas - Total de 808 km.
 Premiação: R$ 250 mil
 
Etapas – Tour do Rio
1ª  Rio - Angra dos Reis                                                      
2ª  Volta Redonda -Três Rios
3ª  Três Rios – Teresópolis
4ª  Teresópolis – Rio das Ostras
5ª  Rio das Ostras - Rio de Janeiro.