Rafael Andriato vence Trofeo Citta' Di Lastra a Signa na Itália

O ciclista Rafael Andriato (Petroli Firenze - Cyclingteam) venceu no último sábado, dia 27 de Agosto, o 3º Trofeo Citta Di Lastra, uma prova clássica, destinada aos atletas da categoria Diletantti (categoria sub-26), na Itália / Foto: DivulgaçãoItália - O ciclista Rafael Andriato (Petroli Firenze - Cyclingteam) venceu no último sábado, dia 27 de Agosto, o 3º Trofeo Citta Di Lastra, uma prova clássica, destinada aos atletas da categoria Diletantti (categoria sub-26), na Itália. O ciclista brasileiro foi o primeiro a completar o percurso de 140 quilômetros.

A competição ocorreu em um circuito de 25 quilômetros, no qual os ciclistas tiveram que enfrentar uma subida de três quilômetros de extensão. Nos quilômetros finais, os ciclistas saíram do circuito para enfrentar o "muro" di Piandaccoli, uma forte subida a 10 quilômetros da chegada.

Após várias tentativas de fuga, cinco atletas conseguiram escapar do pelotão principal, chegando a abrir uma vantagem de dois minutos. Restando 60 quilômetros para a chegada, a equipe Petroli Firenze, do brasileiro Rafael Andriato, assumiu o comando do pelotão principal, neutralizando a fuga faltando 20 quilômetros para o final.

Durante a escalada da última subida, o pelotão principal se fracionou, formando um novo grupo líder com 18 ciclistas, entre eles Rafael Andriato. O brasileiro assumiu a responsabilidade de lutar pela vitória e colocou seus dois companheiros de equipe, Davide Formolo e Mirko Tedeschi, na frente do grupo para manter um ritmo forte e neutralizar possíveis fugas até a chegada.

No sprint final, Rafael Andriato se mostrou muito veloz e conquistou sua quarta vitória na temporada italiana 2011. Recentemente, o atleta foi convocado para defender a seleção brasileira de estrada nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, no México, e após a vitória na prova italiana, o ciclista está bastante motivado.

"Nem eu mesmo esperava a vitória. Semana passada fiquei gripado e acabei não podendo competir nos dias 20 e 21. Na prova deste sábado, eu larguei com o objetivo apenas de ajudar meus companheiros de equipe, mas eu estava em um grande dia e acabei me mantendo entre os primeiros na última subida e consegui conquistar mais um titulo. Quero dedicar esta vitória para minha família, minha namorada, meus amigos e a todas as pessoas que torcem por mim", comentou Andriato.

O ciclista brasileiro volta a competir nesta terça feira, 30 de agosto, no GP Castelnuovo di Val di Cecina, que será realizado na região da Toscana. "A convocação para o Mundial na Dinamarca e para os Jogos Pan-americanos do México me animou bastante, quero representar o Brasil muito bem nessas duas competições e vou dar o meu melhor pra isso", revelou.

Classificação geral:

1° Andriato De Mattos Rafael (Petroli Firenze - Cyclingteam)
2° Serebryakov Alexander (Sammarinese Gruppo Lupi)
3° Puccioni Mirko (Caparrini Le Village Vibert Italia)
4° Wackermann Luca (G.S.Mastromarco - Chianti Sensi - Benedetti)
5° Cicciari Giuseppe (idea shoes - M.C.S. - madras)
6° Pachon Melo Oscar Mauricio (Idea Shoes - M.C.S. - Madras)
7° da Castagnori Marco (U.C.Pistoiese Cecchi Logistica)
8° Cecchinel Giorgio (G.S.Mastromarco - Chianti Sensi - Benedetti)
9° Anacona Gomez Winner Andrew (Caparrini Le Village Vibert Italia)
10° Ianniello Vincenzo (Caparrini Le Village Vibert Italia)