Prefeito de Araraquara apresenta projeto do primeiro velódromo de SP

Velódromo de Maringa, o melhor e mais moderno do Brasil / Foto: Recoma/Divulgação

Brasília - O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu na manhã de terça-feira, dia 02 de Julho, em Brasília, o prefeito da cidade de Araraquara, interior de São Paulo, Marcelo Barbieri. Na oportunidade, o gestor apresentou a proposta de construção do primeiro velódromo do estado de São Paulo, para atender aos atletas da região, e apresentou as ações que a cidade está executando para e tornar uma das cidades do Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo de 2014. 
 
“Trouxemos o projeto de construção de um velódromo, para atender às equipes de alto rendimento na área do ciclismo. Será o primeiro do estado. Ainda apresentamos as benfeitorias que estão sendo realizadas na cidade para que Araraquara possa receber as seleções da Copa do Mundo de 2014”, disse Barbieri. 
 
O prefeito de Araraquara já havia exposto o projeto do velódromo e a importância deste para a implantação de um centro de formação para ciclistas alto rendimento e também para treinamentos e aclimatização dos ciclistas internacionais que disputarão a Olimpíada de 2016 no Rio, em reunião realizada na prefeitura da cidade em Abril desse ano. Marcelo também argumentou a tradição de Araraquara no ciclismo com a medalha de ouro conquistada pelo ciclista brasileiro Anésio Argenton, ex-ferroviário da Estrada de Ferro Araraquara.
 
Para o presidente da CBC, José Luiz Vasconcellos, a construção do velódromo tem total apoio da Confederação e futuras medalhas de ouro poderão ser conquistadas pelos atletas revelados no velódromo de Araraquara. “A CBC constantemente é consultada por entidades internacionais sobre locais de treinamentos, recentemente russos e ingleses nos solicitaram informações sobre velódromos brasileiros. O setor de hotelaria e gastronomia serão beneficiados com o velódromo”, projeta o presidente
 
Velódromo - O projeto do velódromo coberto de Araraquara prevê a construção de uma pista indoor em piso de madeira, no padrão estabelecido pela CBC. A infraestrutura terá arquibancadas cobertas e cabine de locução com escritórios agregados, sanitários, vestiários e oficina para bicicletas, além de ser totalmente adaptado e possibilitar também a prática do esporte para as equipes paraolímpicas.  O velódromo demanda uma área de 20 mil metros quadrados e há possiblidade para o Parque Pinheirinho ser o local contemplado.