Murilo Ferraz conquista a sexta colocação Sub-23 no Pan-Americano de ciclismo

Equipe feminina antes da largada / Foto: CBC/Divulgação

México - Os ciclistas brasileiros que estão no México, disputando o Campeonato Pan-Americano, competiram no sábado, dia 4 de Maio, nas provas de estrada para a elite feminina e sub-23 masculina. Na prova masculina quem brilhou foi Murilo Ferraz, fazendo uma prova agressiva e conquistando a sexta colocação. Entre as mulheres, o destaque foi Flávia Oliveira, que mesmo após ter problemas mecânicos nos últimos quilômetros, terminou com a sétima colocação.
 
Antes dos atletas largarem, grande parte das delegações presentes reivindicaram o formato do percurso pelo seu alto grau de dificuldade. Após as reivindicações serem analisadas pela organização, foi decidido manter o traçado estabelecido inicialmente. Umas das maiores dificuldades dos atletas foram as longas subidas com inclinações chegando a 12% em uma altitude de 2.440 metros acima do nível do mar.
 
Enfrentando todas essas dificuldades, os ciclistas brasileiros mais uma vez terminaram muito perto de conquistar uma medalha. A primeira competição do dia foi para as mulheres, com destaque para a brasileira Flávia Oliveira, que pedalava entre as primeiras colocadas nos últimos quilômetros, quando sua corrente caiu e acabou perdendo segundos preciosos até conseguir retornar ao grupo líder. Após recuperar o tempo perdido e alcançar as lideres, Flávia chegou desgastada para disputar a chegada, terminando com a sétima colocação. Fernanda Souza ainda conquistou a décima colocação para o Brasil. A vitória ficou com a cubana Arlenis Sierra.
 
“Fiquei muito triste de estar tão perto de conquistar uma medalha e ter que parar devido a um problema na minha corrente. Infelizmente esses imprevistos acontecem e temos que estar preparadas para enfrentá-los.  O percurso era extremamente difícil, e a altitude dificultou ainda mais a prova, mas a nossa equipe esta de parabéns, todas as meninas deram o seu melhor e chegamos muito próximas do pódio. Quero agradecer a oportunidade cedida pela Confederação Brasileira de Ciclismo e parabenizar também toda a comissão técnica presente, que foi fundamental durante a prova” afirma Flávia Oliveira.
 
Nova geração - A competição Sub-23 masculina foi uma das mais disputadas até o momento. Entre os 47 ciclistas que deram a largada, apenas dez conseguiram completar o duro percurso. O destaque da seleção brasileira foi Murilo Ferraz, que dominou completamente toda a competição, abrindo vantagem para seus adversários ainda na primeira volta. O brasileiro se desgarrou do grupo principal no inicio da competição, acompanhado de outros oito ciclistas, e aos poucos foi consolidando a diferença, sempre participando ativamente da liderança da prova.
 
Nas voltas finais, o grupo foi se fracionando até restar apenas três atletas, entre eles o brasileiro Murilo Ferraz. Apesar de restar poucos quilômetros para o final da prova, Murilo acabou sentindo o desgaste da grande altitude e foi alcançado por um pequeno grupo perseguidor, formado por três atletas. Já sem forças, mas considerado por todos os presentes, como o grande herói do dia, Murilo Ferraz cruzou a linha de chegada sob aplausos, para conquistar a sexta colocação. O equatoriano Richard Carapaz foi o grande campeão.
"Nossos atletas estão enfrentando uma altitude completamente diferente da habitual econtrada no Brasil. Todos estão se esforçando muito e merecem os parabéns. Chegamos muito próximos de subir ao pódio, mas infelizmente faltou um pouco de sorte. Agora vamos nos concentrar para fazer uma boa prova neste domingo", finalizou Emerson Silva, técnico da seleção.