MTB 12 Horas é atração em São Paulo, dentro e fora da pista

MTB 12 Horas / Foto: Divulgação Sampa Bikers

São Paulo - Neste sábado, dia 10 de agosto, será realizada uma das mais importantes disputas do ciclismo nacional. A maior metrópole do país volta a receber o Mountain Bike 12 Horas, conhecido como MTB 12 Horas, uma competição de "ciclismo off road" diferente e desafiadora. O local do evento é o CEMUCAM, Centro Municipal de Campismo, localizado em Cotia, na Grande São Paulo, tradicional parque municipal e o único localizado fora da capital paulista. 
 
O MTB 12 horas terá largada ao meio dia e final a meia noite. São doze horas de prova disputada em um circuito técnico de 7,5 quilômetros, com muitas trilhas e poucos lugares de ultrapassagem. Cada volta tem um tempo médio de 25 minutos. São 200 competidores divididos em categorias Solo, Duplas e Quartetos. As duplas e quartetos são categorias de revezamento, nas quais os competidores se revezam de forma livre, durante as 12 horas de prova. Vence aquele que completar o maior número de voltas. Na parte noturna a iluminação é feita por faróis instalados na bicicleta, pois o circuito não é iluminado.
 
O maior vencedor da prova é o norte-americano Tinker Juarez, que venceu três vezes na categoria Solo. No ano passado, a prova na Sola foi vencida por um mineiro de Belo Horizonte, o atleta Thiago Drews Elias, que nesta temporada tentará o bicampeonato no MTB 12 Horas. 
 
A programação no sábado, dia 10, começará com a entrega de kits será feita das 8h às 10h. Das 8h15 às 10h15 será feita a entrega de chip, mediante cheque caução no valor de R$ 250,00, e identidade original do capitão da equipe. O alinhamento da bicicletas para a largada será das 10h30 às 11h30, ficando para as 11h35 a chamada para alinhamento da largada "Le Mans". A largada oficial será às 12h, com término à meia-noite. A premiação será no dia 11, domingo, às 00h30.
 
Parque - Criado em 1968 com a finalidade de divulgar o campismo e atender aos escoteiros, o Centro Municipal de Campismo (CEMUCAM) é uma atração por si só. Foram identificadas aproximadamente 120 espécies de fauna, incluindo oito de borboletas, cinco de répteis, 92 de aves e 11 de mamíferos. Avifauna bastante diversificada incluindo tanto espécies florestais quanto de áreas abertas. O remanescente de Mata Atlântica fornece habitats para diversas espécies endêmicas deste bioma, bem como as ameaçadas de extinção - gavião-pega-macaco, araponga e cuíca "catita" (pequeno marsupial). 
 
Pica-paus, pombos silvestres, papagaios e periquitos, beija-flores, sabiás, papa-moscas (tiranídeos - pássaros da família do bem-te-vi), sanhaçus, saíras e saís consistem nos grupos de espécies melhor representados no parque. Reúne espécies com grande apelo ao observador de aves como cuiú-cuiú, tucano-de-bico-verde, joão-bobo, joão-barbudo, jacuaçu e, claro, as aves ameaçadas supracitadas. Ratos silvestres, caxinguelês, tapitis e cuícas são exemplos de mamíferos registrados. Dentre as borboletas, a borboleta imperador turquesa com listras de tons topázio azul e safira sobre um fundo preto se destaca pela beleza.
 
A vegetação é composta predominantemente por remanescentes de Mata Atlântica, eucaliptal, bosques heterogêneos, gramados e um viveiro de produção de espécies arbóreas e palmeiras para uso no município. Encontram-se espécies como açoita-cavalo-do-cerrado, angico, caá-açu, capixingui, cedro-rosa, embiruçu, fedegoso, guapuruvu, ingá-ferradura e jacarandá-paulista. Foram registradas 256 espécies, das quais a favinha-branca, a guabiroba-do-mato e o pau-brasil estão ameaçados. O parque ainda abriga o Viveiro Harry Blossfeld (antigo Viveiro Cotia), que fornece espécies para a arborização do município de São Paulo.
 
É neste paraíso silvestre que será inaugurado, durante o MTB 12 horas, o primeiro roteiro sinalizado de mountain bike em um parque público no país. A pista foi praticamente feita a mão pelo atual campeão pan-americano da modalidade, o ex-técnico da seleção brasileira Eduardo Ramires, de 49 anos, que também é um dos organizadores do evento. "É um circuito de nível internacional, com todo o tipo de dificuldade necessária para a prática da modalidade", destaca.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook