Luciene Ferreira conquista o bicampeonato brasileiro para São José

A ciclista Luciene Ferreira da Silva, da equipe de São José dos Campos sagrou-se, no domingo, dia 30 de Junho, bicampeã brasileira de Estrada / Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3

São Carlos - A ciclista Luciene Ferreira da Silva, da equipe de São José dos Campos sagrou-se, no domingo, dia 30 de Junho, bicampeã brasileira de Estrada. A atleta joseense que ostentava o título conquistado em 2012, continuará por mais uma temporada como a camiseta de campeã brasileira.
 
A prova, que foi disputada em um circuito no Parque Damba, em São Carlos. Em um percurso muito duro, logo depois da primeira volta, um grupo com cinco atletas abriu grande vantagem das demais e, entre elas, estava Luciene Ferreira. O grupo conseguiu manter a fuga até a chegada.
 
Na reta da chegada, Fernanda Souza, também de São José dos Campos, impôs um ritmo forte para ajudar sua companheira. Faltando cerca de 200 metros para a chegada, Luciene Ferreira, arrancou e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com 2h02min38, deixando para trás Clemilda Fernandes e Flávia Paparella, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
 
Ao final da prova, Luciene Ferreira vibrou muito. “Estou muito feliz. Fizemos um bom trabalho e agradeço às minhas companheiras, pois sem ela não conseguiria nada”, disse Luciene Ferreira, bicampeã brasileira de ciclismo de Estrada.
 
Surpresa - Largando apenas como um coadjuvante, Rodrigo do Nascimento, que defende a equipe paulista São Francisco Saúde/Ribeirão Preto, acabou mudando toda a história da competição e se tornou o grande protagonista do dia. O atleta acabou crescendo no decorrer da competição e quando faltavam poucos metros para a grande chegada, conseguiu se desgarrar dos seus adversários e seguiu isolado para conquistar a vitória mais importante da sua carreira, completando o percurso em 4h36min49s.   
 
O técnico da equipe de Ribeirão Preto, Marcelo Donnabella, foi o grande responsável pela descoberta do ciclista Rodrigo do Nascimento e se sente orgulhoso de hoje poderem comemorar juntos essa grande vitória. “O Rodrigo foi uma descoberta que eu fiz há alguns anos atrás e tinha certeza que ele se tornaria um grande ciclista. Ele sempre foi muito dedicado, segue a risca tudo o que é necessário para a vida de um atleta. Ele mereceu essa vitória”, declarou Marcelo Donnabella.
 
“Hoje, fizemos um bom trabalho em equipe. Em nenhum momento deixamos de acreditar na vitória. Foi uma prova duríssima, mas mesmo nos momentos mais difíceis, onde tudo parecia estar perdido, nossos atletas continuaram acreditando, até os últimos metros. Toda essa união e persistência do nosso grupo foram fundamentais para o resultado final. Essa conquista vai ser muito importante para a equipe, e acredito que possa abrir várias outras portas”, afirmou o técnico.
 
Após 20 segundos, o grupo intermediário, formado por seis ciclistas, disputou o sprint final. Alex Diniz (Brasilinvest/São José dos Campos), que havia liderado boa parte da prova e acabou sendo alcançado na última volta, venceu a disputa e conquistou a medalha de prata, seguido por Alan Maniezzo (São Lucas/Americana) com o bronze. O campeão da Sub-23 foi João Marcelo Gaspar (Ironage), seguido por Andre Almeida (Barueri) e Carlos Henrique dos Santos (Barueri), segundo e terceiro, respectivamente.
 
Contra relógio - No contra relógio, os ciclistas não podem contar com o apoio dos seus companheiros de equipe, prevalecendo àqueles atletas que realizaram uma preparação especifica. Os campeões nacionais desta prova na categoria Elite foram Clemilda Fernandes e Luiz Carlos Amorim.
 
Pela quinta vez, Luiz Carlos Amorim, que defende a equipe São Lucas/Americana, mostrou sua especialidade e comprovou ser o brasileiro mais rápido no Contra-Relógio. O ciclista de 34 anos completou o percurso de 32 km com o tempo de 40min24s250. Magno Prado, da equipe Funvic/São José dos Campos, terminou na segunda posição (40min37s781) e Rodrigo do Nascimento (Ribeirão Preto), fechou o pódio.
 
A ciclista olímpica Clemilda Fernandes, integrante da equipe Alfa/Goiânia, foi a mais rápida da elite feminina, após completar os 20 km de percurso em 25min57s744. A ciclista goiana fez uma prova de superação, marcando positivamente o seu retorno às estradas com o título nacional da prova de Contra-Relógio Individual. Clemilda acabou se envolvendo em um grave acidente em março (2013), e após apenas dois meses de treinamentos intensos já exibe uma forma fantástica.
 
“Estou me sentindo muito bem e uma prova Contra-Relógio é boa para testarmos o nosso desempenho. Passei por momentos difíceis após meu acidente, mas sempre acreditei no meu retorno. Quero continuar treinando forte e me preparando para as provas que serão seletiva para as Olimpíadas do Rio 2016, este é o meu principal objetivo. Também não posso deixar de agradecer o apoio da CBC, COB, Ministério do Esporte e todas as pessoas que torcem por mim”, declarou Clemilda.
 
As atletas da equipe Funvic/São José dos Campos completaram o pódio da categoria Elite feminina com a segunda e terceira colocações, ocupadas por Fernanda Souza (26min18s) e Luciene Ferreira (26min30s), respectivamente.
 
Jovens talentos - Já pela categoria Sub-23, os atletas também pedalaram muito rápido em busca da vitória. Essa categoria é formada por atletas com até 23 anos, que serão a base do ciclismo brasileiro para os próximos ciclos olímpicos.
 
O paulista André Almeida, de Barueri, ficou com a primeira colocação no masculino, completando o percurso em 42min40s751, seguido por Willian Chiarello, representante da equipe de Americana, com 42min54s802 e Felipe Nardin, de Boituva, completando o pódio na terceira posição fazendo 43min15s.
 
Completando o domínio da família Fernandes no ciclismo feminino brasileiro, Márcia Fernandes, a mais nova revelação da família, prima da campeã da Elite, Clemilda Fernandes, dominou completamente a prova da Sub-23 e venceu com o tempo de 29min07s828. A equipe de Araçatuba ficou com a segunda e terceira colocações, representada por Nayara Ramos (31min57s) e Viviane Marques (32min06s), respectivamente.
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook