Desafio e diversão para os mais jovens nas seletivas estaduais dos JEESP

A fase decisiva dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, modalidade ciclismo, vai começar / Foto: Ivan Storti/FPCiclismo

São Paulo - Neste sábado, dia 10 de agosto, acontecem as seletivas estaduais dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, modalidade ciclismo. Será a vez dos mais jovens, com a Seletiva Estadual Mirim e a Final Estadual Pré-Mirim. Os jovens ciclistas/alunos, selecionados em sete seletivas regionais, estarão reunidos no Conjunto Desportivo Constancio Vaz Guimarães, na Rua Manoel da Nóbrega, 1361, Paraíso, na capital paulista, mesclando desafio e diversão. É a nova geração do esporte em busca de seu espaço.
 
Os participantes da Seletiva Mirim brigam por duas vagas nos Jogos Escolares da Juventude - Etapa nacional e de responsabilidade do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Já os atletas do Pré-Mirim pela definição do campeão estadual. Vale lembrar que os Jogos Escolares do Estado de São Paulo são uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, com organização e administração da Federação Paulista de Ciclismo. O projeto visa descobrir novos valores para o esporte nacional. 
 
"É uma fase muito interessante. Junto com o desenvolvimento esportivo destes jovens há também o lado criança, na qual o lúdico é fundamental para manter o interesse pela prática do esporte. Por isso, temos de manter estes dois lados interessados. De qualquer forma, temos aqui a nova geração do ciclismo paulista, que já mostra resultados", destaca Gilson Alvaristo, diretor-técnico da Federação Paulista de Ciclismo e organizador do JEESP - Ciclismo.
 
A programação oficial começa na sexta-feira, dia 9, com a liberação do alojamento aos atletas. No sábado, dia 10, a retirada dos numerais será das 7h às 8h, com início das competições à 9h. As provas do Pré-Mirim serão em grupo seletivas e uma bateria final que apontará os campeões estaduais. Já a seletiva Mirim será em provas de grupo e de 500m contrarrelógio. A seleção de São Paulo será formada pelo campeão e pela campeã dos 500m contrarrelógio e da prova em grupo.
 
Após sete seletivas regionais, em Pereira Barreto, Guaiçara, Ribeirão Preto, Araraquara, Piedade, Jundiaí e Guarujá, os cinco mais bem classificados, no masculino e feminino, chegam para a seletiva estadual. A relação de classificados pode ser obtida no site oficial, www.estadualescolar.org.br. A seletiva infantil será em setembro.