Armstrong deixa presidência da fundação e é demitido pela Nike

As coisas parecem piorar a cada dia para Lance Armstrong / Foto: Divulgação Tour de France

EUA - As coisas parecem piorar a cada dia para Lance Armstrong. O Norte-Americano anunciou oficialmente nessa quarta-feira, dia 17 de Outubro, que está deixando o cargo de Presidente da Fundação Livestrong, criada pelo próprio ciclista para angariar fundos para combater o câncer. A decisão de deixar o cargo foi tomada por causa das inúmeras acusações de doping feitas nos últimos dias contra ele. Armstrong também não terá a partir de hoje a parceria com a Nike, que já durava mais de uma década. A empresa decidiu romper o contrato com o atleta por se sentir enganada e entender que as evidências contra ele são muito fortes. 

 
Em comunicado emitido nessa manhã na página oficial da Livestrong, Lance contou um pouco da sua história. Disse que em 1996, com o tratamento contra o câncer chegando ao fim, decidiu criar a fundação para servir as pessoas e atletas que tinham a doença. Disse que foi um grande privilégio pra ele ajudar cerca de 2,5 milhões de pessoas, além de impulsionar uma mudança cultural no modo como o mundo olha os sobreviventes de câncer.
 
"Estou profundamente grato às pessoas da fundação, que tem feito um trabalho duro, ao longo dos últimos 15 anos, para melhorar a vida dos sobreviventes de câncer. Eu tive a grande honra de servir como presidente desta fundação nos últimos cinco anos. Hoje, portanto, para poupar a fundação de qualquer efeito negativo por causa da minha carreira no ciclismo, decidi que vou deixar a presidência".
 
Na nota oficial, o americano diz que já escolheu um substituto. "Meus deveres serão transferidos ao vice-presidente Jeff Garvey , que agora será o presidente. Jeff tem sabedoria e tem sido fundamental para moldar o trabalho da fundação desde seus primeiros dias. Jeff foi presidente fundador desta organização e eu tenho plena confiança de que, sob sua liderança, a fundação vai continuar a expandir sua capacidade de atender sobreviventes de câncer. 
 
Apesar de deixar a presidência da fundação, o ciclista disse que vai continuar trabalhando na Livestrong. "Minha família e eu temos dedicado nossas vidas ao trabalho da fundação e isso não vai mudar. Pretendemos continuar o nosso serviço. Vamos permanecer ajudando os sobreviventes de câncer e continuamos apoiando a luta contra a doença. Além disso, estamos ansiosos para um fim de semana emocionante de atividades, que marcam o 15 º aniversário da criação da fundação."
 
Nike - A empresa de material esportivo Nike decidiu encerrar o contrato com o ciclista depois das acusações. Em nota divulgada pelo jornal inglês The Guardian , a Nike atribuiu o fim do contrato "às aparentes insuperáveis evidências de que Lance Armstrong participou de doping", além de se sentir enganda "por mais de uma década". "É com grande tristeza que encerramos nosso contrato com Lance Armstrong. A Nike não aprova de maneira nenhuma o uso de drogas ilegais para melhorar o desempenho."
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook