Cinco cidades recebem o Programa de Especialização Shimano em agosto

Loja após a visita dos consultore / Foto: Shimano/Divulgação

São Paulo - As cidades de Cuiabá (MT), Recife (PE), Campinas (SP), Balneário Camboriú (SC) e São Luiz (MA) recebem neste mês de agosto as próximas etapas do PES, Programa de Especialização Shimano. O Programa já passou por outras 11 grandes cidades do País nos primeiros 40 dias de desenvolvimento. 
 
São mais de 1.000 lojistas treinados e cerca de 200 estabelecimentos visitados. O projeto inédito, lançado no Brasil no fim de junho, visa proporcionar maior conhecimento aos profissionais do setor, lojistas e vendedores, ampliando o conhecimento dos mesmos sobre a bicicleta.
 
"O projeto está superando nossa expectativa. A previsão inicial era de 50 inscritos por etapa e de visitarmos 10 lojas por cidade, no decorrer da semana. Porém, a média tem sido de mais de 90 participantes por etapa e 15 lojas visitadas por semana. Se seguirmos nessa proporção, devemos somar mais de 5.000 pessoas treinadas e cerca de 1000 lojas contempladas pela consultoria no primeiro ano", projeta Fabio Bertini, um dos seis instrutores que viajam pelo País ministrando a consultoria do Programa. 
 
Ao todo, 60 cidades do Brasil receberão o projeto no primeiro ano. A previsão inicial era de se atingir um número mínimo de 3.000 profissionais e 600 lojas em território nacional na primeira temporada. Devido à grande procura pelo curso, totalmente gratuito, as inscrições já estão encerradas para as duas próximas etapas, Recife e Cuiabá, ambas no domingo (4). Vale ressaltar que as vagas são limitadas de acordo com o espaço físico de cada local, geralmente em torno de 50 pessoas por cidade.
 
Os treinamentos são realizados aos domingos, com duração de 8 horas. O motivo da escolha do domingo é para que as lojas não precisem sacrificar o tempo de trabalho de seus funcionários e, claro, não percam vendas.
 
Entre 8h e 18h, os participantes recebem o material didático para acompanhar o curso em que são abordados temas como a história da Shimano, merchandising, dicas de venda e aspectos técnicos dos componentes. Posteriormente todos os participantes recebem um certificado. Além dos treinamentos aos domingos, os especialistas da Shimano visitam as lojas da região onde prestam consultoria durante a semana. 
 
"Entre as regiões, existem diferenças no estilo de loja e, principalmente, na exposição dos produtos. Em Fortaleza, por exemplo, estivemos em cinco lojas no primeiro dia de visitas, sendo que nenhuma delas usava slatwall (painel canaletado colocado na parede) para exposição de produtos. Em outras regiões o slatwall é bastante utilizado", revela Bertini.
 
Vagas abertas nas outras cidades - Os outros três locais que recebem o PES no mês de agosto, Campinas, Camboriú e São Luiz ainda têm vagas abertas. As fichas de inscrições para as três localidades e a lista completa de cidades que recebem o programa até o mês de novembro podem ser encontradas no link: http://bike.shimano.com.br/publish/content/global_cycle/pt/br/index/lojas/PES.html