Ciclista acusa Armstrong de ter comprado resultado para ganhar U$ 1 milhão

Ciclista acusa Lance Armstrong de ter comprado provas / Foto: Reprodução/ABC News

Austrália - A Rede de Televisão australiana ABC News transmitiu nessa segunda-feira, dia 15 de Outubro, um programa especial sobre o caso do ciclista Lance Armstrong. Durante a exibição do Four Cournes, os produtores e repórteres do programa trouxeram novas revelações ao caso de doping que está sendo apontado como o mais sofisticado da história, além de um vídeo exclusivo onde o ciclista neozelandês Stephen Swart, da equipe Coors, acusa o norte-americano de ter comprado o resultado de pelo menos três etapas do Circuito Americano de Ciclismo. 
 
No vídeo apresentado essa noite na Austrália (de manhã aqui no Brasil) Swart alegou que Lance Armstrong lhe ofereceu US $ 50.000 em dinheiro, no ano de 1993, para ajudar o americano a corrigir um resultado de uma série de corridas que estava sendo disputada nos EUA. Caso fosse campeão, Lance Armstrong ganharia US $ 1 milhão como prêmio. Treze anos depois, Swart testemunhou sobre a oferta. 
 
Pergunta: Qual foi a oferta?
Swart: Se não me falha a memória, acho que foi de US $ 50.000, para não ser agressivo o resto da competição, e obviamente, para a etapa final, disputada na Philadelphia.
 
Pergunta: Então, na verdade, é justo dizer que lhe foi oferecido dinheiro para não desafiar o Sr. Armstrong?
Swart: Isso é correto ...
 
Pergunta: Vocês concordam em manter isso em segredo?
Swart : Sim ...
 
Pergunta: Por quê?
Swart: Bem, não é um - não é ético, se você olhar para ele na arena esportiva, não é?
 
O Norte-Americano de fato ganhou as três principais competições de ciclismo nos EUA em que foi acusado. Thrift Drug Classic, em Pittsburgh, a K-Mart Classic, na Virgínia Ocidental e o CoreStates Championship, disputado na Philadelphia. Como conseguiu a tripla coroa, Lance Armstrong faturou um prêmio de 1 milhão de dólares, dado como bonificação.
 
O programa ainda ouviu outras testemunhas que dão depoimentos fortes contra o que pra muitos foi o maior ciclista de todos os tempos. Uma dessas testemunhas é Betsy Andreu. Ela e seu noivo na época, Frankie, eram amigos íntimos de Lance Armstrong durante a década de 1990, e Frankie corria com Armstrong na mesma equipe. Andreu disse ao Four Cournes que ela estava em um quarto com Armstrong, no Hospital da Universidade de Indiana, onde ele estava sendo tratado do câncer nos testículos em 1996. O médico apareceu e ela disse que Armstrong fez uma revelação surpreendente: "O médico começou a fazer a Lance algumas perguntas banais, e em seguida veio a Bomba. Você já usou algum tipo de droga de melhora de desempenho? Lance disse em claro e bom som:  EPO, testosterona, cortisona, hormônio para crescimento e esteroides. Na hora, meus olhos saltaram e Frankie disse: "Eu acho que nós deveríamos sair da sala '..."
 
Armstrong negou que tenha dito isso ao médico. Afirmou que a acusação de Betsy Andreu não era verdadeira e que ela havia feito tal afirmação porque "odeia ele". Ele ainda foi indagado, durante depoimento, sobre o fato do amigo ter confirmado a história. O Norte-Americano respondeu ao juiz dizendo que ele teria feito isso porque está querendo voltar com a ex-mulher.  
 
Confira a íntegra do programa Four Cournes no site: 
http://www.abc.net.au/4corners/stories/2012/10/11/3608613.htm

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook