Ciclismo de Estrada do Brasil domina ranking internacional por equipes

Equipe Real Cycling Team, campeã geral do ranking internacional America Tour /  Foto: Ivan Storti

São Paulo - A União Ciclística Internacional (UCI), divulgou no dia 30 de setembro, a classificação final do ranking “America Tour”, destinada a todos os atletas e equipes de ciclismo de estrada do continente americano. O Brasil, após uma temporada bastante agitada, conquistou as duas primeiras colocações por equipes, com a Real Cycling Team e Funvic/Pindamonhangaba, primeira e segunda colocadas, respectivamente.
 
Estes resultados expressivos no cenário internacional comprovam o grande potencial do ciclismo brasileiro, frutos do excelente trabalho das equipes nacionais, juntamente com os projetos idealizados pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), que vem trabalhando sem medir esforços para o crescimento da modalidade.
 
Após dose meses de muitas disputas, a equipe brasileira Real Cycling Team, hoje comandada pelo atleta/técnico Edgardo Simon, conquistou a primeira colocação do ranking “UCI America Tour” com 399 pontos. A equipe venceu times de peso do cenário mundial, como a EPM, da Colômbia, Movistar-Continental (filial da equipe profissional espanhola Movistar), entre outras 47 equipes que disputaram o ranking.
 
Outro grande destaque brasileiro foi a segunda colocação conquistada pela Funvic/Pindamonhagaba, protagonizando a dobradinha brasileira. A equipe Dataro, também representante da divisão continental, terminou na 34ª colocação.
 
Para o argentino Edgardo Simon, radicado no Brasil há quatro anos, a vitória é fruto de um trabalho sério, onde todos os integrantes da equipe tiveram um papel fundamental, sejam atletas ou dirigentes, e apesar de ser um projeto a longo prazo, a equipe já começa a colher os primeiros frutos.
 
"Somos uma equipe jovem, sem recursos exorbitantes, e o nosso grande diferencial é a união entre todos os integrantes. Apesar de termos montado um projeto a longo prazo, já começamos a colher os primeiros frutos. Esta é a nossa primeira temporada como equipe continental e sabemos que ainda temos muito a crescer, mas também temos consciência que o Brasil tem uma matéria prima de primeira qualidade. O país esta investindo no desenvolvimento da modalidade e cada vez mais estamos tendo um ciclismo competitivo e profissional", afirma Edgardo Simon, atleta e técnico da equipe Real Cycling Team.    
 
Individual - Entre os destaques da classificação individual, o Brasil também conseguiu resultados expressivos em diversas divisões do ranking internacional. No America Tour, Otávio Bulgarelli, atual campeão brasileiro, é o brasileiro melhor colocado na 8ª posição. Logo atrás, na 11ª colocação, aparece o atleta olímpico Magno Nazaret, seguido por José Eriberto na 23ª posição.
 
No ranking europeu, Rafael Andriato, que disputa seu primeiro ano como ciclista profissional, ocupa a 47ª colocação, entre 1189 ciclistas que concorrem à classificação. O ranking europeu ainda esta em aberto, e sua última competição será realizada no dia 21 de outubro, na França.
 
Na classificação mundial feminina, Clemilda Fernandes também aparece entre as primeiras colocadas. De acordo com a última atualização, publicada dia 23 de setembro, a brasileira ocupa a 23ª posição. No total, 449 ciclistas estão pontuando e disputando a classificação geral. O ranking feminino ainda esta em aberto.
 
A classificação por nação do “UCI America Tour” também já foi definida, e o Brasil terminou na quinta colocação com 804 pontos. A campeã foi a Colômbia, com 1.571 pontos, seguida dos Estados Unidos com 1.103 pts, e Argentina com 991 pts.
 
"Todos os resultados são fundamentais para demonstrar a evolução do ciclismo brasileiro. Sabemos que temos grande potencial e todos os atletas estão de parabéns. Agora vamos dar continuidade aos projetos de cada disciplina, aperfeiçoando todo o trabalho que já vem sendo realizado e explorando novos horizontes, buscando mais investimentos, e montando um time campeão para disputar as Olimpíadas do Rio 2016", destaca Francisco Florencio, Fisiologista e Diretor do Departamento de Alto Rendimento da CBC.