Caloi Elite Team pronta para a disputa do Campeonato Brasileiro de XCO

Henrique Avancini pode conseguir mais um feito histórico para o MTB brasileiro neste domingo / Foto: Divulgação

Juiz de Fora - No próximo domingo, dia 21 de julho, a Caloi patrocinará o Campeonato Brasileiro de XCO, a prova mais importante do mountain bike nacional. 
 
A competição, que terá como palco a cidade mineira de Juiz de Fora, será disputada no mesmo dia das principais competições mundiais da modalidade, quando todos os países vinculados a União Ciclística Internacional (UCI) conhecerão seus respectivos campeões e futuros donos do direito de ostentar em todas as provas internacionais a camisa especial de campeão nacional.
 
Além disso, a prova deste domingo ganha ainda mais relevância por se tratar da corrida que distribui o maior número de pontos para o ranking internacional da UCI disputada no Brasil, fato que certamente fará com que Juiz de Fora receba uma competição de alto nível entre os principais bikers e equipes do cenário brasileiro. 
 
Na Elite Masculina, destaque para os atletas da Caloi Elite Team, Shermam Trezza, Nícolas Sesler e em especial para Henrique Avancini, que pode escrever mais uma vez seu nome na história do MTB brasileiro e se tornar o primeiro campeão tanto nas categorias de base, quanto no profissional.
 
Como se não bastasse esse motivo, Avancini terá ainda mais uma motivação quando começar a pedalar neste domingo: a possibilidade de assumir o posto de melhor brasileiro na classificação da UCI. “A prova será bastante dura. Pelo o que pude observar, será um circuito lento, que não favorece minhas características, porém, readaptei meu treino e chego em boas condições para disputar o título. Vou fazer o que sempre faço e tentar impor o meu ritmo desde o começo”, diz Avancini.
 
Para Sherman, a maior dificuldade que os atletas enfrentarão será na parte física. “Todos chegam focados e preparam seus treinamentos visando o Brasileiro. Comigo não foi diferente, direcionei meu treinamento há mais de dois meses para essa prova, principalmente fisicamente, porque o circuito será lento e exigirá um bom preparo físico dos atletas. Além disso, é preciso muita concentração, pois qualquer descuido pode colocar tudo a perder”, ressalta Sherman.
 
Já Nícolas, que correrá no Sub-23, entrará com foco nas três primeiras posições para tentar encostar nos líderes da categoria. “Esse é o meu primeiro ano correndo com atletas de até 23 anos, mas a cada prova me sinto mais a vontade. Em Juiz de Fora, meu plano é brigar por uma medalha e depois do período de treinamentos na Europa, me sinto preparado para esse desafio”, comenta o atleta de apenas 19 anos.
 
O Campeonato Brasileiro será apenas a primeira de uma sequência dura de provas que os atletas Caloi enfrentarão nos próximos 2 meses. Agora em agosto, a equipe disputa a etapa no Canadá e na África do Sul da Copa do Mundo. Depois os bikers disputarão a Copa Brasil em setembro e a Copa Internacional de Mountain Bike no começo de outubro.