Mountain Bike brasileira volta com ouro da Argentina na Sub-23 Feminina

A Seleção Brasileira de Mountain Bike encerrou no domingo, dia 7 de Abril, a sua participação no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike, disputado em Tucumán, na Argentina, com excelentes resultados / Foto: Divulgação

Argentina - A Seleção Brasileira de Mountain Bike encerrou no domingo, dia 7 de Abril, a sua participação no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike, disputado em Tucumán, na Argentina, com excelentes resultados. Um dos grandes destaques foi a atleta Raiza Goulão, da Sub-23, conquistando o bicampeonato Pan-Americano de XCO.
 
"Os nossos atletas estão de parabéns. Enfrentamos um percurso muito técnico, com várias subidas, em uma grande altitude. Todos os resultados foram provados com muita superação. Conseguimos manter o titulo da Sub-23 com a Raiza, e na Elite masculina também fizemos uma excelente prova, inserindo os nossos três representantes entre os cinco primeiros colocados", destacou Ruy Avancini, técnico da Seleção Brasileira de Mountain Bike.
 
As competições na Argentina começaram na sexta-feira (5), com a prova do Team Relay, onde a equipe Brasileira formada por Henrique Avancini, Isabella Lacerda, Frederico Mariano e Pedro Graminha terminou com a quarta posição. A primeira colocação foi para a equipe da Colômbia, seguida por Equador e Argentina. O Team Relay é uma competição por equipes formada por quatro atletas, sendo um representante de cada categoria: Júnior Masculino, Elite Masculino, Sub-23 Masculino e Elite Feminino. Cada atleta é responsável por uma volta no circuito. A equipe que fizer o menor tempo é a campeã.
 
No sábado (6), Pedro Graminha competiu pela categoria Júnior, ficando com a décima colocação entre os 36 participantes. As medalhas de ouro e prata foram para os colombianos Wildy Sandoval e Brandon Rivera, primeiro e segundo, respectivamente. O mexicano Ulloa Arevalo completou o pódio na terceira posição.
 
O ouro da seleção veio com a ciclista Raiza Goulão. A atleta goiana, de apenas 22 anos, conquistou neste domingo (7) o bicampeonato Pan-Americano da categoria Sub-23 e se firmou entre as melhores ciclistas das Américas. A brasileira Leticia Candido, também da Sub-23, concluiu a prova na quinta colocação.
 
Para fechar a participação brasileira com “chave de ouro”, Henrique Avancini conquistou a medalha de bronze na disputadíssima prova da elite masculina. O brasileiro imprimiu um forte ritmo durante a terceira volta e chegou a liderar a competição durante vários momentos, mas após a quinta e penúltima volta, o colombiano Fabio Castañeda abriu vantagem dos adversários e conquistou a medalha de ouro. A prata ficou para o argentino Raphael Gagne. Os brasileiros Rubens Donizete e Ricardo Pscheidt também estiveram sempre entre os primeiros colocados e terminaram a prova na quarta e quinta colocação, respectivamente.
 
O Brasil ainda subiu ao pódio com os seguintes atletas: Eduardo Ramires, ouro na Máster C1 (XCO); Ricardo Alves, prata na Máster C1 (XCO); Raquel Fernandez, prata na Máster B (XCO); Luiz Henrique Cocuzzi, bronze na Sub-23; Bruna Ulrich, bronze na Elite Feminina (DH); Lucas Rafael, ouro na Júnior (DH); Silvio Cesar, bronze na Júnior (DH); Leandro Canal, bronze na Máster A1 (DH); Alcides Souza, prata na Máster A2 (DH); Marcos Lira, ouro na Máster B (DH) e Helio Fontana, prata na Máster B (DH).