Antonio Nascimento vence Prova 22 de Agosto em Araraquara

Antônio Roberto Xavier Nascimento, o “Tonho”, foi o grande vencedor da Prova 22 de Agosto - Troféu Anésio Argenton, disputada no último domingo, dia 28 de Agosto, na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo / Foto: DivulgaçãoAraraquara - Antônio Roberto Xavier Nascimento, o “Tonho”, foi o grande vencedor da Prova 22 de Agosto - Troféu Anésio Argenton, disputada no último domingo, dia 28 de Agosto, na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo. A competição fez parte do calendário dos 194 anos de fundação da cidade e também somou índices para o Ranking Nacional de Categoria 4, para as categorias Elite masculino, Elite Feminino e Sub- 23.

O  ciclista olímpico Anésio Argenton é patrono da prova desde 1998. O tradicional circuito da Via Expressa com 3.850 metros favorece tanto a velocidade como a resistência. As provas foram divididas em 3 baterias, onde na 2ª bateria aconteceu a disputa da principal categoria do dia, a Elite Masculino, cujos atletas Sub 23 competiram juntos, por volta das 10:30h.

Antônio Roberto Xavier Nascimento, o “Tonho”, da equipe profissional continental Funvic/ Marcondes César, de Pindamonhangaba-SP foi o vencedor, numa prova de 92,4 Km em 2h 07m e 48s, seguido de Renato Ruiz da Caloi/ Céu Azul Alimentos/ Padaria Real de Sorocaba e do cubano Michel Garcia Fernandez, da equipe São Francisco Saúde, de Ribeirão Preto.

Na categoria Elite Feminino, Camila Coelho da equipe Memorial/Pref. Municipal de Santos, foi a campeã numa prova de 1h 04m e 32s, com 34,6 Km percorridos, seguida de Viviane Lourenço da São Francisco Saúde/ Ribeirão Preto e de Raquel França de Lima, da equipe Velo/ SEME, de Rio Claro na 3ª colocação.

Outra categoria bastante disputada, a Sênior A, para ciclistas de 30 a 39 anos, os ciclistas largaram por volta das 12:40h, na 3ª bateria do dia, numa prova de 61,6 Km em 1h 31m e 28s vencida por Jeovane Junior de Oliveira, da equipe Team Açaí e Cia/ Lelin Bikes/ Giant/ W2 Sports, de Uberaba-MG, seguido de Hamilton Fernandes Souza da equipe ACL/ Limeira e Erik Rogério Dias da SEME/ Grupo O Liberal de Comunicação, de Santa Bárbara D`Oeste.

Jeovane é o líder isolado da Copa São Paulo de Ciclismo nessa categoria até o momento. Na categoria Sênior B (40 a 49 anos), vitória de Luis Otávio Ribeiro, de Santana de Parnaíba-SP, numa prova de 42,35 Km percorridos, em 59m e 32s, seguido de Alexandre Arnoldi da equipe Dimensional/ Itapira (líder da CSPC nessa categoria) e de Valien Garcia Junior, da equipe Voight/ Rio de Janeiro, na 3ª colocação.

“Essa prova é uma das mais tradicionais do ciclismo paulista e nacional, e acontece na cidade desde a década de 1950, sendo inclusive Lei Municipal, a partir do ano de 2001. Ela leva o nome do maior ciclista de pista da história do Brasil de todos os tempos, também de Araraquara, e é muito gratificante elevá-la ao nível que ela atingiu esse ano, e poder organizá-la através da GT Eventos e da Federação Paulista de Ciclismo. A realização por parte da Prefeitura e da SMEL/ Fundesport de Araraquara é digna de todos os méritos e elogios, e para a Federação Paulista e Confederação Brasileira de Ciclismo, é uma parceria que nos deixa muito satisfeitos”, comenta o diretor da prova, Alessandro Giannini.

Confira abaixo os demais campeões da Prova Ciclística “22 de Agosto – Troféu Anésio Argenton” - 9ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo 2011:

Categoria Elite B (19 a 29 anos): Claudemir Manoel dos Santos (Team America`s/ Danish Design/ Salto) - 1h 09m e 19s e 50Km de Prova.

Líder: Adriano Henrique Penacchi Cheregatti (SMEL/ Unimed/ Boi Gordo/ Triex - Sertãozinho);

Categoria Júnior (16 a 18 anos): Breno Felipe Gomes (Ass. Ciclística Iracemapolense) - 1h 05m e 37s e 42,35 Km de Prova.

Líder: Ricardo Ferreira da Silva Filho (Ass. Batataense de Ciclismo/ Passion Bike);

Categoria Master A (50 a 59 anos): Marcelo Camargo Ariani (SESLA/ Indaiatuba) - 56m e 40s e 27 Km de Prova.

Líder: Paulo Humberto Graciano (SEME/ O Liberal/ Santa Bárbara D`Oeste);

Categoria Master B (60 anos acima): Neider Caram (Limeira) - 56m e 40s e 27 Km de Prova.

Líder: Donato Jerônimo Machado (SMEL/ Unimed/ Boi Gordo/ Triex) - Sertãozinho;

Categoria Mountain Bike (Única): Carlos Eduardo de Moraes (Avulso) - 34m e 40s e 15,4  Km de Prova. (Líder);

Categoria Juvenil (13 a 16 anos): Rodrigo dos Santos (Bike Theo/Itapetininga) - 37m e 52s e 23,1 Km de Prova.

Líder: Rodolpho Barreto Salvador (Ass. Riopretense de Ciclismo/SMEL/ GM Reis/ S.J. do Rio Preto);

Categoria Infantil Masculino (até 12 anos da CSPC): Igor Teodoro Molina (Clube de Ciclismo/ São José dos Campos) - 11m 56s - 1 volta no circuito – 3.850m. (Líder).

Categoria Juvenil Feminino (até 15 anos): Patrícia Vieira Camargo (Ass. Ciclística Iracemapolense) - 18m e 11s – 7,7Km de prova. (Líder).

Categoria Iniciantes (Extraoficial - Livre idade): Adriano Guillen (São Simão) - 13m 40s - 1 volta no circuito – 3.850m.